Trabalhar com contabilidade: O que é preciso fazer para trabalhar na área?

0
385

A área de contabilidade é bastante conhecida por garantir boas vagas de emprego e estar sempre aquecida, mesmo em períodos de crise financeira. Isso impulsiona a procura desse tipo de carreira por muitos estudantes que estão iniciando no mercado e têm curiosidade sobre como trilhar nesse segmento de atuação.

Se você é um deles, no post de hoje mostraremos de forma prática quais são as principais etapas a se cumprir quando a intenção é trabalhar com contabilidade. Continue conosco e confira:

Graduação em Ciências Contábeis

Se a sua intenção é iniciar nessa carreira fazer o curso de bacharelado em ciências contábeis será o seu primeiro passo. Essa graduação tem duração de 8 semestres e está disponível em diversas faculdades em todo o Brasil.

Esse curso é essencial porque a partir dele, você terá toda a base necessária para lidar com essa área de atuação, através de aulas com foco em classificação de custos, decisões financeiras, tributos, balanço patrimonial, entre outros. A partir de todo esse tipo de aprendizado você poderá se desenvolver e escolher por qual área dentro do universo contábil deseja seguir e depois se especializar.

Exame de suficiência

Atualmente, para trabalhar com contabilidade no Brasil, é necessário que o profissional preste o exame de suficiência, organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ele é realizado duas vezes ao ano desde 2011 e conta com diversas questões objetivas relacionadas ao universo contábil. Para passar, é preciso acertar pelo menos metade da prova.

Para se inscrever no exame o candidato deve estar no último ano ou ter concluído a graduação e pagar uma taxa no valor de R$ 110,00.

Também é importante investir

A graduação e o exame de suficiência são os requisitos mais básicos para começar a atuar como contador. No entanto, se a sua vontade é se destacar nessa carreira, também é importante investir em:

Pós-graduação

Como falamos anteriormente, existem diversas possibilidades de atuação dentro do mundo contábil. O contador pode trabalhar com perícia, auditoria, controladoria, planejamento ou até mesmo se tornar um acadêmico na área. Seja qual for a sua escolha, lembre-se sempre de que quanto mais conhecimento você adquirir, melhor será para sua formação profissional e seu currículo.

Por isso é muito importante investir também nas pós-graduações, se você deseja seguir sua carreira no mundo da contabilidade. Através de um curso como esse, poderá aprofundar muito mais os seus conhecimentos e deixar de ser um generalista, para se tornar um especialista, algo que faz muita diferença no âmbito profissional.

Alguns dos cursos de pós-graduação disponíveis em contabilidade são: MBA em gestão financeiraMBA em Finanças CorporativasEspecialização em Contabilidade PúblicaEspecialização em Controladoria e Auditoria, entre muitas outras.

Explore seus diferenciais

Além desses cursos já tradicionais, explore outros diferenciais que possam destacá-lo da concorrência dentro desse mercado.

Abra seus horizontes! Aprenda um novo idioma, inicie um curso de extensão e atualização online ou invista em capacitações maiores. Muitas dessas atitudes podem fazer a diferença na sua carreira. Se ainda não tem experiência, comece a desenvolver projetos na área e a empreender. Essas são boas dicas para explorar seus diferenciais e demonstrar ser um profissional dedicado.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo via Catho