Treinamento remoto: Conheça seus benefícios e um passo a passo para implementa-lo na sua empresa

0

O treinamento remoto, que já trazia resultados significativos para os colaboradores e empresas, se tornou a solução certeira para a capacitação de colaboradores em tempos de pandemia

Ao adotar o modelo online, o colaborador tem a possibilidade de realizar a atividade em casa, com flexibilidade de horário,  além de garantir a segurança   de   sua   saúde ao evitar os encontros presenciais.

E para garantir o aprendizado, empresas têm adotado cada vez mais medidas que engajem o profissional, aperfeiçoando suas competências e melhorando seus resultados no negócio. 

Para saber mais sobre o treinamento remoto e porque ele se tornou tão essencial durante o período de distanciamento social que a crise do coronavírus exige, a Niduu, um aplicativo acessível para desenvolver os colaboradores das empresas, por meio de treinamento no celular, lista as estratégias e benefícios do treinamento remoto para a sua equipe. Confira:

Passo a passo para implementar um treinamento a distância 

1. Informe a Equipe 

Se a capacitação for direcionada para toda a equipe, promova uma reunião virtual para informar sobre o treinamento.

No caso de ser voltado a apenas alguns membros do time ou um colaborador específico, entre em contato com estes profissionais de forma individual – por e-mail ou chamada de vídeo.

Em ambas as situações é importante falar sobre os motivos do treinamento, apresentando dados de indicadores de desempenho que determinaram a necessidade da capacitação. 

2. Forneça as Ferramentas 

É importante que a empresa se atente às ferramentas necessárias para o colaborador desenvolver uma boa capacitação. Por sorte, quando falamos de treinamento remoto, os profissionais não precisarão de mais que um computador ou, apenas, o próprio celular. 

Sabendo disso, a única preocupação será se certificar de que a plataforma que comportará o treinamento online seja acessível e fácil de usar para todos os participantes. 

3. Treinamento Remoto de Alto Engajamento 

Há três modalidades que ajudam a engajar ainda mais os colaboradores no treinamento remoto: 

Designed by @ngad / freepik
Designed by @ngad / freepik
  1. Mobile Learning – medida adotada em capacitação online que permite que a equipe faça todo o aprendizado pelo próprio celular. Basta entrar no aplicativo do treinamento e começar a fazer as aulas. Essa tecnologia permite que os integrantes se capacitem em qualquer hora e qualquer lugar. 
  2. Microlearning – forma de ensino em que o conhecimento é oferecido ao colaborador em pequenas doses, o que auxilia a fixar o aprendizado de forma permanente e, de fato, aperfeiçoa as competências profissionais do participante. 
  3. 3Gamificação – utilização das mecânicas e dinâmicas de jogos para capacitações corporativas, capaz de gerar um nível muito alto de engajamento do colaborador com os aprendizados. 

4. Acompanhar o Aperfeiçoamento 

Adote uma plataforma que forneça o acompanhamento do desenvolvimento de toda a equipe em capacitação. Assim, será possível medir se os ensinamentos estão tendo um retorno real e se os colaboradores estão adquirindo o conhecimento necessário para suprir a demanda do seu negócio. 

Benefícios do treinamento remoto

Depois de implementadas as estratégias, é hora de falar sobre os benefícios do treinamento remoto para empresas e colaboradores: 

1. Economia Corporativa

O treinamento remoto evita despesas com locação de espaço, transporte, alimentação, problemas com infraestrutura, impressão de materiais gráficos, certificados e toda a logística envolvida, resultando em uma economia significativa de verba destinada à capacitação.

Isso significa que a empresa poderá utilizar desse valor para outras áreas do negócio ou, ainda melhor, identificar novas necessidades de treinamento com os indicadores de desempenho e investir na melhoria das deficiências encontradas. 

2. Driblar Adversidades 

Uma vez estabelecido o treinamento remoto, as adversidades que podem surgir com a capacitação presencial podem ser dribladas como: 

  • Transporte público e trânsito para chegar até o local em que o aprendizado será ministrado. 
  • Preocupação em chegar atrasado nos treinamentos e perder o início ou precisar lidar com quaisquer imprevistos que surjam durante o trajeto ao destino. 
  • Retirar o colaborador do posto de trabalho, tendo que adequar escalas e substituições na operação.
  • Lidar com fornecedores que não cumprem prazos ou que não atendam a qualidade desejada para entregar os materiais impressos, certificados e/ou até o próprio treinamento, em caso de terceirizações.
  • Distrações que podem ser causadas com conversas paralelas ou, até mesmo, o próprio sono ou desinteresse de aprender naquele momento. 

Enfim, todo o estresse e a ansiedade acarretados com estes processos poderão ser evitados. 

3. Otimização do Tempo e Performance 

Quando os colaboradores possuem flexibilidade, tanto no trabalho quanto em treinamento remoto, eles mesmos criam suas rotinas conforme preferências e disponibilidades. 

Com isso, há uma melhora na performance dos colaboradores, considerando que os gestores ou profissionais de RH das empresas possuirão todas as informações acerca dos treinamentos de maneira simplificada, considerando que é possível registrar e mensurar os dados do desempenho de cada colaborador nos treinamentos.

Por Niduu