União Europeia exigirá bilhões em danos se AstraZeneca não atingir a meta de vacinação

Bruxelas quer multa de € 10 por dose por dia se a indústria farmacêutica não fornecer mais doses, advogado diz ao tribunal

0

A UE (União Europeia) exigiu danos possivelmente no valor de bilhões de euros da AstraZeneca se a empresa não aumentar as entregas de sua vacina Covid-19 até o próximo mês.

A UE quer que a empresa pague multas de € 10 por dose por dia se não fornecer 20 milhões de doses extras que o bloco europeu deseja até o final de junho, disse seu advogado a um tribunal em Bruxelas na quarta-feira.

A demanda faz parte de um processo iniciado pela Comissão Europeia em um esforço para forçar a AstraZeneca a entregar 90 milhões de doses no segundo trimestre do ano, em vez dos 70 milhões atualmente programados.

FILE PHOTO: European Union flags fly outside the European Commission headquarters in Brussels, Belgium, April 10, 2019. REUTERS/Yves Herman/File Photo

A ação legal é uma escalada de uma batalha entre a UE e a empresa sobre atrasos de entrega de longa data.

A AstraZeneca disse que seus advogados delineariam seu caso ainda na quarta-feira.

A empresa tem argumentado consistentemente que fez os “melhores e mais razoáveis esforços” exigidos contratualmente para cumprir o cronograma de entrega da UE.

Conteúdo traduzido da fonte Financial Times por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil