Veja 8 benefícios que você tem direito de receber ao se cadastrar no CadÚnico

0

No conteúdo de hoje vamos esclarecer os 8 benefícios que você tem direito de receber ao se cadastrar neste sistema. Continue conosco e confira. 

O que é CadÚnico? 

A sigla CadÚnico, quer dizer cadastro único, este sistema trata-se de um conjunto de informações colhidas pelo Governo que contém informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza. 

Ressaltando que ao ter a inscrição no cadastro único, não é garantia de recebimento automático dos programas sociais, porém, tendo o cadastro efetuado o governo pode verificar a condição da sua família para que você seja concedido com algum tipo de benefício. 

Requisitos para estar inscrito no CadÚnico

Famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total. 

8 programas sociais do CadÚnico

  1. Passe Livre para deficiêntes 

Este benefício garante o transporte coletivo interestadual para as pessoas com deficiência, seja ela física, mental e auditiva.

  1. Projovem Adolescente 

Programa para os jovens com idades entre 15 e 17 anos que estão inscritos no programa Bolsa Família ou estejam em situação de vulnerabilidade social.

Designed by @vgstockstudio / Freepik
Designed by @vgstockstudio / Freepik
  1. Desconto Energia Elétrica 

Tarifa Social de Energia Elétrica, esta ação tem o objetivo de oferecer descontos que podem chegar a 60% para consumidores de baixa renda.

Os descontos são aplicados até 220 KWh.

  1. Aposentadoria 

Aposentadoria para as pessoas de baixa renda, o mesmo dá direito ao cidadão a pagar uma alíquota reduzida de 5% sobre o salário mínimo, para participar é necessário cumprir requisitos, sendo: Não pode exercer atividades laborais fora e que tenha baixa renda. 

  1. Transporte gratuito para o idoso 

Este é chamado de Carteira do Idoso, o mesmo dá o direito à pessoa idosa o acesso à: 

  • Passagens interestaduais nos transportes rodoviário;
  • Ferroviário e aquaviário, gratuito ou com desconto de no mínimo 50%.
  1.  Fomento às atividades Produtivas Rurais 

Este programa tem o objetivo de amparar a segurança alimentar e nutricional, por meio da estruturação de atividades produtivas.

  1. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)  

Este programa tem o objetivo de proteger as crianças e adolescentes que são menores de 16 anos, com o objetivo de diminuir o trabalho infantil.

O mesmo oferece auxílio financeiro pago de forma mensal à mãe ou ao responsável legal pelo menor. 

  1.  Bolsa Família 

Este programa é para amparar as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O foco do Bolsa Família é garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, neste ano o Governo pretende melhorar mais ainda o Bolsa Família. 

Por Laís Oliveira