Veja cinco livros essenciais para profissionais de TI

O bom profissional nunca deixa de renovar seu conhecimento, veja esta lista com 5 livros indicadas para quem trabalha como profissional de TI

Relatório Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) revela que, até 2024, o país pode ter aumento de 500% na oferta de vagas de trabalho na área. Para auxiliar os profissionais desse mercado crescente, João Moressi Jr., CEO e fundador da Opah IT, empresa especializada em soluções customizadas de TI, selecionou cinco obras indicadas para quem trabalha na área de tecnologia.

Confira!

1. Liderando na Era Digital: Como Utilizar Tecnologia para Transformação de seus Negócios (George Westerman, Didier Bonnet e Andrew McAffe)

O livro traz três renomados autores e cientistas: George Westerman, pesquisador no MIT Initiative on the Digital Economy, Didier Bonnet, vice-presidente da Capgemini Consulting, que atua como Global Practice Leader, e Andrew McAfee, cientista pesquisador do MIT e co-fundador e codiretor da Iniciativa MIT sobre Economia Digital, da MIT Sloan School of Management. Um dos melhores livros sobre transformação digital, sobretudo para quem deseja aproveitar a tecnologia para inserir uma empresa com muito tempo de atuação na liderança dos mercados atuais.

2. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland e J.J. Sutherland)

As mudanças tecnológicas impactam diretamente a forma como as empresas lidam com o tempo. Se antes era possível dedicar anos de pesquisa ao lançamento de um produto, hoje é necessário “prestar contas” ao mercado num ritmo frenético. Basta pensar nas seguidas atualizações apresentadas por empresas de ponta nos mercados mais tecnológicos. Escrito por Jeff Sutherland, um dos criadores da metodologia Scrum, e pelo coautor J.J. Sutherland, a obra explica como surgiu o framework Ágil, traz exemplos de aplicação e aborda como o Scrum está revolucionando a forma de gerir projetos dentro das organizações.

3. Abundância – O Futuro é Melhor do que Você Imagina (Steven Kotler, Peter H. Diamandis)

A obra de Kotler e Diamandis documenta como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos dois últimos séculos. Segundo os autores, logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta, pois a abundância universal está ao nosso alcance. Eles apresentam dúzias de inovações e empreendedores que têm dado passos largos em áreas específicas. Nesse incrível antídoto contra o pessimismo atual, exploram como quatro forças emergentes – tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você-mesmo, tecnofilantropos e o bilhão ascendente – conspiram para resolver os maiores problemas da humanidade.

4. Será que TI é tudo? (Nicholas G. Carr)

Em “Será que TI é tudo?”, Nicholas G. Carr apresenta, em abordagem interessante, a evolução da TI através dos tempos, considerando sua transformação de sistemas proprietários diversificados para uma infraestrutura padronizada, em uma perspectiva que proporciona aos gestores, investidores e estrategistas corporativos uma reflexão sobre a real importância da TI para as organizações, em termos de competição, tecnologia e lucros.

5. O Verdadeiro Valor de TI (Richard Hunter e George Westerman)

Baseado em uma pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Gartner sobre práticas adotadas por executivos bem-sucedidos de gestão de TI, a obra escrita por Richard Hunter e George Westerman relata de que forma eles conseguiram gerar valor para seus negócios na área. Os autores mostram como os executivos estão agindo para transformar a percepção da diretoria em relação à TI. A ideia é fazer com que a área deixe de ser vista como um centro de custos e se torne centro de competitividade e valor, com a finalidade de contribuir para o negócio como um todo.

Comentários estão fechados.