Veja quais são os principais desafios do setor de serviços

0

Diante de tantas particularidades no ramo empresarial, as empresas do setor de prestação de serviços ainda precisam enfrentar uma série de desafios específicos para prosperar e se consolidar no mercado. 

Vamos juntos ver quais são os principais desafios do setor de serviços.

Variações na receita 

Este é um dos primeiros desafios de toda empresa, o controle da finanças, no entanto, se tratando do setor de serviços, para lidar com as receitas é preciso entender as variações que podem acontecer de um mês para o outro. 

É nítido que o faturamento proveniente da venda de serviços é mais instável do que quando o assunto são produtos, tendo em vista as diferenças na frequência da demanda. 

É comum que em segmentos como, consultoria, manutenção e turismo, por exemplo, as demandas sejam mais pontuais, enquanto nas áreas de contabilidade educação e transporte, a existência de contas fixas facilita na previsão de um faturamento. 

De qualquer maneira, o empresário que atua nesse nicho precisa estar preparado para lidar com a instabilidade atribuída a ele, principalmente ao iniciar um negócio. 

A recomendação é, sempre tenha um planejamento com previsões financeiras para um futuro próximo, pois, nunca se sabe quando uma maré de azar poderá atingir a empresa. 

Dificuldades em estabelecer preços

Provavelmente a resposta que boa parte dos prestadores de serviços dará ao ser questionado sobre as dificuldades da área, será relacionada à precificação, afinal, estabelecer preços para a venda de produtos é bem diferente do que definir o valor de um serviço, atividade que envolve desafios e métodos particulares. 

Na prática, costuma ser muito mais fácil determinar o valor de um serviço em comparação com o mesmo, só que, de um produto, tendo em vista que a abordagem se direciona a um bem intangível, o qual não pode ser tocado nem carregado. 

Designed by @welcomia / Freepik
Designed by @welcomia / Freepik

Isso acontece porque, enquanto há a possibilidade de guardar e armazenar os produtos em estoque, correndo o risco de perder o prazo de validade a médio e longo prazo, os serviços prestados têm limitações específicas quanto à disponibilidade associada a recursos humanos e materiais, uma vez que, irá depender da participação ou presença do consumidor. 

Vale mencionar que, um produto pode ser mensurado mediante métricas de massa como, gramas, quilogramas, toneladas; tamanho através de centímetros e metros; ou volume por meio de litros ou metros cúbicos, para estabelecer os preços. 

Já no caso dos serviços prestados, a definição de valores exigem um método diferenciado, de maneira que o cálculo irá se basear na diária, horas de trabalho e mensalidades dedicadas. 

Custos com mão-de-obra

É importante destacar que, dependendo do tipo de serviço, a qualidade estará agregada à produtividade e desempenho dos funcionários, direcionando as atenções para a gestão do departamento de Recursos Humanos. 

Pois, o gestor de serviços precisará se atentar quanto aos indicadores como, taxas de absenteísmo e índice de turnover (rotatividade), por exemplo, os quais podem gerar despesas altas para as empresas do setor de serviços, sem contar os gastos com a terceirização da mão-de-obra que também deve integrar a conta. 

Previsão de demanda

Normalmente, as empresas do setor de serviços possuem um estoque de gerenciamento reduzido, porém, precisa se preocupar excessivamente com a previsão de demanda. 

Considerando que estes serviços são prestados com base na demanda e, dependem da capacidade da mão-de-obra, o empresário precisará investir em projeções e se manter preparado para estar sempre apto a atender as necessidades dos clientes. 

Por Laura Alvarenga