Você sabe os riscos que a sua empresa corre ao não pagar impostos?

0

Por conta da pandemia do covid-19 o ano de 2020, foi de muito desafios para a maioria dos empresários, muitos funcionários demitidos, dívidas acumulando, com isso muitas empresas começaram o ano com o saldo devedor o que não é um ponto positivo, pois, início do ano tem impostos a ser pagos ao governo e deixar de cumprir este compromisso é uma desvantagem para a sua empresa.

Na matéria de hoje vamos explicar quais os riscos que a sua empresa corre ao não pagar impostos.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

Consequências 

Deixar de pagar os impostos não é uma decisão muito inteligente, isso pode acarretar a uma série de problemas, começando desde a incidência de multas até a impossibilidade de distribuição de lucros para os sócios. 

Base de cálculo 

Este cálculo vai variar de acordo com a atividade que for exercida ou até mesmo o regime tributário de cada empresa.

Mas para você entender a gravidade do assunto, os juros de penalidade por descumprir suas obrigações é de 0,33% por dia de atraso e pode chegar a 20%. 

Supondo que você atrasou o pagamento por mais de um mês, além da multa, ainda terá os juros que serão cobrados a partir do mês seguinte à inadimplência.

As empresas que não cumprem com seus objetivos e não pagam impostos, consequentemente eles ficam impedidas de participar de licitações públicas e por esta razão ela fica impossibilitada de emitir as certidões negativas exigidas nas licitações ou mesmo em concorrências de grandes empresas. 

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

O que acontece se a empresa fica a muitos meses sem pagar impostos? 

Se isso acontecer a empresa poderá sofrer bloqueio de bens, que entraram como garantia de pagamento ao fisco. 

A empresa que não paga os impostos podem também ter dificuldade para a obtenção de empréstimos em instituições financeiras. 

É importante destacar também, que dependendo da situação a empresa pode ser acusada de sonegação fiscal . 

Vamos ser claros: atrasar imposto é uma ilegalidade administrativa, já a sonegação é um crime previsto na Lei n° 8.137/90 e a n° 4.729/65.

Se for comprovada a sonegação a multa poderá chegar a 225% do valor devido  mais juros da taxa Selic. 

Conclusão 

Portanto de acordo com o nosso texto, ficou claro que se a sua empresa deixar de pagar impostos em dia, logo sofrerá consequências.

Existem muitos meios para sair do aperto, como, empréstimos, solicitar a isenção de algum tributo e até mesmo fazer um planejamento tributário.

Por: Laís Oliveira.