Você sabia que hoje é o Dia do Estagiário?

Data passou a vigorar desde o ano de 1989, através de Decreto

Sim, dia 18 de agosto, comemora-se o Dia do Estagiário. São mais de 900 mil estudantes brasileiros que se encontram nesta situação: tentando ingressar no mercado de trabalho e dando seus primeiros passos na carreira. O decreto de 1989 trouxe as primeiras regras modernas para o estágio curricular no Brasil.

Este decreto foi revogado e substituído pela lei 11.788, de 2008,  mas a data ficou marcado e a comemoração se manteve até a presente data.Bom para lembrar dos direitos e deveres desses estudantes que estão no fim do processo de formação e início de carreira profissional, seja no ensino médio ou no ensino superior.

Trata-se de uma oportunidade que permite que parte do currículo de estudo seja desenvolvido em um ambiente de trabalho, com o objetivo de preparar o estudante para sua vida profissional.

A lei e o estágio

Há diferenças na lei para quem ainda está estagiando. Por exemplo, a jornada  de trabalho é de no máximo seis horas diárias aos estudantes do ensino superior e de até quatro horas para quem ainda está no ensino fundamental ou médio. A instituição de ensino deve sempre assinar o contrato, dando o aval de que a jornada estipulada não vai prejudicar a aprendizagem do aluno.

Com o passar dos últimos dois anos de pandemia, o mercado de trabalho tem a expectativa de oferecer mais oportunidades nos próximos meses. Por isso os estagiários têm mais um motivo para festejar.

São Paulo é a cidade com mais vagas para estagiários, seguido de Brasília no ranking das regiões brasileiras com mais vagas para estagiários e menores aprendizes. Entre os fatores que influenciam o resultado, está a presença de órgãos federais na capital federal.

Parabéns a todos os estagiários do nosso Brasil!

Comentários estão fechados.