Vai se aposentar? Você precisa saber disso antes!

Importante informação para não ter seu benefício negado ou inferior ao que tem direito

0

Ao requerer a aposentadoria, muitas pessoas se pautam apenas pelas Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Autonomia. Mas você sabia que não é suficiente?

O CNIS (cadastro nacional de informações sociais)é o documento considerado mais importante perante o INSS. Ele é um extrato previdenciário, que permite o cidadão ter acesso a todos os vínculos trabalhistas e previdenciários, sendo um documento produzido por eles (INSS) e nele constar todos os registro de contribuição.

Esse documento, é a base para o cálculo da sua aposentadoria já que todos os vínculos e contribuições constam nele, ou pelo menos, DEVERIA!

Muitos trabalhadores sequer sabem da existência desse documento e muita das vezes, apenas verificam algum erro ou omissão no documento na hora de se aposentar.

Mas sabia também que muitas vezes as pessoas sequer ficam sabendo do erro que consta no CNIS e por isso acabam se aposentando com uma renda inferior?

Por isso é importante que, antes de requerer a sua aposentadoria, você retire no site do MEU INSS ou vá até uma Agência da Previdência social, o extrato do CNIS, e verifique se os vínculos que constam na CTPS e os pagamentos da Autonomia estão registrados.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Com informações Renata Nabuco Advogada, parecerista e consultora no Rio de Janeiro. Graduada pela UniverCidade. Pós Graduanda em Direito Previdenciário e em advocacia extrajudicial (2020). renatanabuco.adv@gmail.com