A escolha de uma nova profissão ou busca pelo primeiro emprego nunca é uma tarefa fácil. 

A troca de carreira também é um momento bastante conturbado na vida de qualquer profissional

Os conflitos internos ocorrem, geralmente, pelo fato de não encontrar nenhuma profissão que combine com o nosso perfil.

Pensando nisso, vamos listar neste conteúdo quais são as profissões que estarão em alta daqui 5 anos. 

Vamos falar sobre as suas curiosidades, características dos profissionais e até apresentar pesquisas sobre o tema.

Continue lendo este artigo e escolha a sua profissão agora mesmo. 

1. Analista de sucesso do cliente 

É nítida a preocupação das empresas com o Sucesso do Cliente. 

Por isso, as organizações estão investindo em profissionais que cuidam da experiência do consumidor. 

O papel deles é fazer com que o cliente tenha todos os recursos necessários para usar o seu produto ou serviço com eficiência. 

O analista de sucesso, como também é conhecido esse profissional, é responsável pela comunicação do consumidor com a empresa, fazendo que ela seja feita de forma simples e eficiente. 

Isso é muito importante para garantir a satisfação do seu cliente. 

Não existe uma formação específica para atuar na área. No entanto, há vários cursos disponíveis na internet sobre o assunto. 

2. Desenvolvedor de software 

Uma boa experiência do cliente só é possível quando o serviço ou produto é de qualidade. Por isso, as empresas também estão buscando desenvolvedores de softwares. 

Eles são os profissionais responsáveis por criar sistemas que deixam os processos mais automatizados e eficientes. 

Os desenvolvedores são muito importantes nas empresas, pois sem eles nada estaria funcionando corretamente. Esses profissionais cuidam de todas as questões referentes a plataforma e linguagem.

Para isso, analisam, compreendem, executam e fazem manutenções nas tecnologias. 

Um desenvolvedor de sucesso precisa ter as seguintes características: trabalhar coletivamente, gostar de resolver problemas, ter atitude positiva para mudanças, gerir o tempo com qualidade, incrível capacidade de aprendizado, entre outros.

3. Gestor de Inovação 

A inovação traz diversos benefícios para uma empresa: otimiza processos, aumenta as vendas, valoriza o cliente e explora novos mercados. 

Diante dessas vantagens, as empresas já estão contratando pessoas que são responsáveis pela gestão de inovação. 

Elas tem como objetivo analisar os processos da empresa para melhorar os resultados do negócio. Por meio dessa observação, o gestor apresenta novas ideias, trazendo ferramentas ou conceitos importantes para os setores do time. 

4. Produtor digital

O produtor digital é uma das profissões que estarão em alta daqui cinco anos. Na prática, ele usa o conhecimento sobre um tipo de assunto, compartilha com outras pessoas e divulga na internet para que elas comprem o material. 

Os formatos mais comuns de produtos digitais são: e-books, cursos, manuais, podcasts, palestras, filmes e templates. 

Se você gosta de artesanato, por exemplo, pode fazer um curso sobre o assunto e comercializá-lo na internet. Um ponto interessante é que existem plataformas que são bastante práticas para hospedar o seu conteúdo, sendo as mais conhecidas a Hotmart, Monetizze e Eduzz. 

O produto ainda consegue alcançar um público muito maior, trabalhando bem uma estratégia de marketing de afiliados

Dentre os cursos mais em altas do mercado, você pode investir em negócios e carreira, saúde e esportes, educação, relacionamento e desenvolvimento pessoal

5. Inside Sales 

O Inside Sales é um profissional que está mudando a área de vendas. Ele é responsável por transformar os clientes que foram qualificados pelo time de marketing em vendas efetivas. 

Neste novo modelo de negócio, as vendas são internas, ou seja, feitas dentro da empresa. 

Na prática, os vendedores entram em contato com os futuros consumidores somente quando eles levantam a mão, isto é, quando eles têm interesse em um serviço ou produto. 

As características mais comuns do Inside Sales são: ter sede de aprendizado; ter uma boa gestão do tempo; ser bastante curioso e gostar de ouvir feedbacks. 

Existem muitas empresas, inclusive startups, que contratam até profissionais sem experiência. Basta ter conhecimento básico no assunto e nunca cansar de expandir o conhecimento. 

Na internet, você encontrará vários cursos gratuitos ou pagos sobre Inside Sales. Vale a pena experimentar essa nova função do mercado. 

6. Analista de e-commerce 

O número de e-commerce cresceu quase 40% no Brasil em um ano, de acordo com o estudo divulgado pelo e-commerce Brasileiro. 

Outro dado curioso foi publicado pelo Google. Segundo o maior buscador do mundo, até 2021, o crescimento da área será de 12,4% anualmente. 

Os bons números justificam a procura das empresas por especialistas de e-commerce. 

Ele gerencia toda a operação que impacta o sucesso do cliente: logística, pagamento, fraudes, entre outros. 

Para conseguir uma vaga na área, o analista de e-commerce precisa conhecer os seguintes conceitos. 

  • Tecnologias e Plataformas de e-commerce;
  • Design e usabilidade;
  • Meios de pagamento e análise de risco;
  • Backoffice e ERP;
  • Tributação;
  • Operação e logística do e-commerce;
  • Clusterização ou identificação do público;
  • Conversão e Marketing Digital;
  • SEO, analytics e adwords para E-commerce
  • Gestão de projetos de E-commerce.

A prática é fundamental para um analista de e-commerce. Se possível, monte sua loja virtual para testar alguns conhecimentos e estratégias. Dessa forma, mostrará ao futuro chefe que conhece bastante sobre o assunto. 

7. Analista de marketing digital 

A profissão do analista de marketing digital é uma das mais antigas que citamos neste artigo. Porém, o seu papel é cada vez mais importante nas empresas. Ele é responsável desde a criação da estratégia até a execução das atividades. 

Um profissional de marketing pode atuar em diversos segmentos: e-mail marketing, redes sociais, SEO, marketing de conteúdo e design gráfico. 

Esse especialista deve ter muita vontade de aprender. Normalmente, indicamos livros e blogs sobre marketing, além de cursos específicos para potencializar o seu conhecimento. 

8. Consultor de imagem 

O consultor de imagem também será bastante valorizado no futuro. Ele tem como missão dar as melhores orientações para um profissional que pretende aperfeiçoar a sua aparência. 

O consultor de imagem mostra dicas para cortar o cabelo, para se vestir melhor, sugestões de onde encontrar peças, entre outras questões. 

Agora que você já sabe quais são as profissões que estarão em alta daqui 5 anos ficou mais fácil de definir o seu futuro? Analise com cuidado as características, os desafios e responsabilidades de cada área. Se possível, converse com especialistas nos assuntos para que eles contêm os principais segredos das profissões