Abono salarial fora do prazo: Entenda as determinações do Governo

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Na última sexta-feira, 30, o Ministério da Economia deliberou que dará início ao pagamento o abono salarial fora do prazo previsto, desde que os trabalhadores brasileiros com direito ao benefício ainda não tenham sido contemplados. 

Portanto, as empresas tiveram até o dia 30 de setembro para regularizar os dados sobre os trabalhadores, assim, a partir de dezembro de 2020, estes funcionários poderão contar com um recurso extra. 

O valor a ser pago pode variar entre R$ 88,00 a R$ 1.045,00, limite pago para cada trabalhador de acordo com o salário mínimo vigente e com o tempo de serviço prestado para a empresa ao qual está vinculado atualmente. 

Na oportunidade, o Ministério da Economia informou que, os trabalhadores nascidos entre os meses de julho a dezembro que têm direito ao Programa de Integração Social (PIS), irão receber o abono a partir de janeiro de 2021, observe:

Já os servidores públicos têm o direito de receber o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) com base no último número de inscrição. 

Desta forma, aqueles com final 0, 1, 2, 3 e 4 irão receber o abono salarial em meados de dezembro, e os restantes, a partir de janeiro de 2021. 

Lembrando que, diferente do PIS que é concedido pela Caixa Econômica, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil, com base no seguinte calendário: 

Quem pode receber o abono salarial?

Os servidores públicos precisam conferir se o depósito do valor correspondente ao abono salarial realmente foi feito, pois, do contrário, será preciso se dirigir até uma agência do Banco do Brasil em posse de um documento de identificação pessoal com foto para averiguar o motivo e receber a quantia. 

Em caso de dúvidas sobre o Pasep, é possível obter maiores esclarecimentos através do número 0800-729-0001.

QUERO TER UM CARTÃO DE CRÉDITO 

Como realizar o saque do abono?

O saque do PIS pode ser efetuado diretamente em algum terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas, para isso, o trabalhador deve utilizar o Cartão do Cidadão junto à senha cadastrada. 

Se o trabalhador não possuir o respectivo cartão, a quantia pode ser retirada em qualquer agência da Caixa mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. 

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 0800-726-0207.

Já o Pasep, pode ser obtido através de alguma agência do Banco do Brasil, através da apresentação do cartão de correntista e documento de identificação com foto. 

Além disso, neste caso, também é possível realizar consultas pelo aplicativo ‘BB Pasep’. 

Por Laura Alvarenga