Buscar um posicionamento melhor dentro da empresa ou a independência financeira é um grande sonho para muitas pessoas, mas alcançar esse patamar ainda é algo que exige grande esforço.

Para isso, é importante ter um projeto de vida bem elaborado que, na maioria das vezes, envolve um planejamento de carreira e sucesso profissional.

Neste artigo, você irá entender a importância de um plano de carreira e como ter êxito a partir disso.

O que é um plano de carreira e sucesso profissional?

planejamento de carreira e sucesso profissional nada mais é do que um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem como um guia de crescimento. Este plano é um instrumento para organização da carreira profissional e, de certa forma, também da vida pessoal. 

Afinal, muitas decisões tomadas no ambiente da carreira devem ter ajuste com o planejamento de vida de cada pessoa. Desde o investimento em uma especialização até uma aplicação financeira mais avançada, é preciso analisar também as particularidades de cada indivíduo.

Planejamento de carreira e sucesso profissional: evite perder prazos e tenha controle da sua rotina

Basicamente, o planejamento de carreira e sucesso profissional é um guia que vai nortear as metas para a sua carreira a curto, médio e longo prazos.

A partir dele, será possível saber as etapas que precisam ser cumpridas para cada conquista, que pode ser conseguir o diploma de graduação, fazer uma pós-graduação, ser admitido por uma empresa, ser promovido, abrir seu próprio negócio, entre outras.

A importância de um bom planejamento de carreira

Como uma ferramenta individual, o plano de carreira possibilita uma visão de longo prazo profissional. A idealização e o planejamento permitem a projeção de investimentos e esforços necessários para alcançar determinado objetivo.

Assim, com antecedência, é possível prever os riscos e ajustar o planejamento para diminuir ou até mesmo evitar grandes alterações nos planos profissionais.

Seja qual for o seu objetivo, fazer acontecer o seu planejamento de carreira e sucesso profissional não é difícil, mas vai exigir dedicação, capacidade de se comunicar e planejamento.

Como construir um bom plano de carreira

Um bom planejamento de carreira e sucesso profissional leva anos, mas todo o aprendizado nesse processo será útil para traçar um plano que traga bons resultados.

É muito comum começar o planejamento profissional logo após a conclusão da graduação ou ao iniciar na área desejada. No entanto, os passos descritos a seguir podem ser trilhados por qualquer pessoa, inclusive aquelas que desejam realizar a transição de carreira ou que já tenham iniciado a vida profissional há alguns anos.

Confira!

Planejamento de carreira e sucesso profissional: evite perder prazos e tenha controle da sua rotina

Autoconhecimento

O primeiro passo em um planejamento de carreira é a busca pelo autoconhecimento. Mapear quais são seus valores, interesses e talentos é fundamental para elaborar esse planejamento. 

É interessante também criar uma lista com todas as competências técnicas já adquiridas ao longo do tempo, pois, a partir disso, fica mais fácil relacionar qual a área de atuação pretendida no mercado de trabalho.

Avalie os cargos e as funções em que você tem interesse e quais serão os requisitos e as competências necessárias. Analise também as oportunidades e os riscos.

Trace metas e defina prazos

Após entender sobre suas competências, limitações e quais áreas seguir, o próximo passo para um planejamento de carreira de sucesso profissional é a definição de metas e prazos.

Onde você quer estar daqui a cinco anos? E daqui a dez anos, qual função você deseja exercer e em qual empresa? Ter essas respostas minimamente elaboradas faz parte da construção do sucesso profissional a longo prazo. Lembre-se de que essas metas precisam ser alcançáveis e realistas. 

Ao responder a essas questões, faça um cruzamento com seu mapa pessoal, de competências e do mercado de trabalho (levantados no item anterior) e, a partir deste ponto, determine as ações estratégicas para alcançar o objetivo.

Adote uma estratégia

É fundamental estabelecer estratégias para o desenvolvimento profissional. Seja buscando uma especialização ou focando em técnicas de inovação no mercado de atuação para alcançar o sucesso profissional, as técnicas não podem ser postas em segundo plano.

Segundo especialistas em desenvolvimento de carreira, a ascensão profissional é mais rápida para os profissionais que:

  • são orientados para resultados;
  • antecipam soluções;
  • fazem mais do que é pedido;
  • têm visão estratégica;
  • sabem se conectar com as pessoas.

A partir de um estudo sobre o mercado e sua empresa, veja tudo o que vai ser necessário para chegar até onde se deseja. Estude minimamente os processos e como será possível aperfeiçoá-los. Busque outras ferramentas ao longo do percurso que interajam com seus objetivos e que possam potencializar sua estratégia.

Esteja aberto a mudanças

Nem sempre os planos saem conforme o imaginado, por isso é importante estar atento às mudanças que surgem no processo. É preciso saber analisar diferentes possibilidades e a hora em que é melhor escolher outro caminho.

Uma pesquisa realizada pelo instituto americano Pew Research Center constatou que 44% das pessoas que estão desempregadas há seis meses ou mais afirmam que o desemprego produziu “mudanças significativas” em suas vidas. 

Saber aproveitar os momentos ruins, como o desemprego, para pensar em mudanças ou opções criativas para seu plano de carreira é também um ponto de atenção. O sucesso profissional também é feito de momentos de inventividade e ousadia.

Busque conhecer outras pessoas: networking e mentoria

Espelhar-se naqueles profissionais que o inspiram também pode ser muito motivador. Afinal, eles já trilharam um caminho bem-sucedido e podem ensinar muitas coisas importantes.

Muitos profissionais que já têm uma boa colocação no mercado oferecem mentoria. Outros costumam divulgar sobre seu trabalho e carreira em blogs redes sociais.

Buscar esse conhecimento com quem já está em um estágio mais avançado profissionalmente é muito positivo para a construção de um plano de carreira e sucesso profissional.

Manter um network também é importante. Participar de eventos e capacitações na sua área de atuação pode fortalecer o vínculo com outras pessoas que, assim como você, estão buscando o sucesso profissional.

Seja criativo

Um planejamento de carreira precisa ser também criativo. Além da busca constante por conhecimento, é preciso inovação e criatividade para ir além e se destacar no mercado. Seja na empresa onde você irá atuar ou futuramente, em uma melhor colocação profissional, a criatividade é fundamental para solucionar problemas nas mais diversas áreas.

Para manter a criatividade em alta, é necessário conhecer muito bem o mercado de atuação, assim como a concorrência. Saber o que outros profissionais estão buscando, quais ferramentas podem potencializar sua carreira e, principalmente, como inovar nas questões que demandam um grande potencial de mercado.

O planejamento de carreira e sucesso profissional requer disciplina

Todo planejamento de carreira e sucesso profissional demanda disciplina. É preciso buscar sempre o aperfeiçoamento das técnicas, a revisão das estratégias e o ajuste das metas e prazos, sem se esquecer do objetivo final.

Lembre-se de que, para o sucesso profissional, é indispensável a qualificação por meio das especializações e aperfeiçoamentos na área desejada. Assim, é possível permanecer em um mercado altamente competitivo e que requer muita dedicação.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: IPOG Instituto de Pós-Graduação e Graduação