IR: Saiba como consultar o status da declaração do Imposto de Renda

Ao acessar o status do seu envio, o contribuinte pode encontrar algumas frases indicativas. Para entender mais profundamente o que quer dizer cada uma delas, acompanhe o artigo.

0

Quando o contribuinte quer saber a quantas anda a situação do Imposto de Renda, ao acessar o portal do governo, pode se deparar com algumas expressões, que podem confundir aqueles que não têm maiores informações sobre cada uma delas.

A Receita Federal organizou as entregas através de um sistema de classificação justamente através dessas expressões.

Para conseguir decifrar cada uma dessas frases, basta prosseguir com a leitura deste artigo, assim você poderá ter certeza como está o status da declaração do Imposto de Renda.

Como consultar status da declaração do Imposto de Renda

Antes de mais nada, você precisa acessar o seu cadastro, no portal do e-CAC, pois é lá que você conseguirá saber o status do Imposto de Renda que você enviou – ou, em outras palavras, qual frase está descrevendo a situação do seu IR.

Em primeiro lugar, você deve ter gerado um código de acesso aos ambientes virtuais oficiais, o que pode ser feito acessando o site da Receita.

Para criar seu código, você precisará dos seus dados pessoais como CPF e data de nascimento, e, também, os dados do recibo das suas duas últimas entregas.

Depois, basta gerar uma senha.

Agora, com o código gerado, você acessa o portal do e-CAC, informando seu CPF, seu código de acesso e a sua senha, que foi gerada no passo anterior.

Assim, você pode verificar o status do Imposto de Renda, através da frase que lá estará descrevendo-o.

Confira o passo a passo para gerar o código de acesso ao e-CAC

Principais status da declaração de Imposto de Renda

Agora que você já sabe qual frase descreve a sua situação, vamos entender o significado de cada uma delas?

Em processamento

Se você encontrar essa frase, isso quer dizer que a Receita Federal já está com a sua declaração, ou seja, ela já a recebeu, mas ainda não deu prosseguimento ou, em outras palavras, ainda não fez o processamento dela.

Em fila de restituição

Que felicidade se você encontrou essa frase no seu cadastro!

Isso significa que você já está com a sua declaração processada e ela está na fila para restituição, ou seja, você irá, de acordo com o calendário de pagamento do governo, receber algum valor de volta.

Lembre-se que não é possível saber a data certa que você receberá o valor.

Processada

Agora sim: se essa for a frase que você encontrar no seu cadastro, significa que a sua declaração já foi tanto admitida quanto processada pelo Leão.

Contudo, fique atento: isso não significa que a sua declaração de Imposto de Renda já foi homologada, já que o prazo legal para o governo homologá-la é de até 5 anos.

Com pendências

Essa é uma das frases que mais assusta os contribuintes, já que, se há pendências, você pode cair na malha fina.

Ou seja, se há pendências, como documentos faltando, por exemplo, significa que o contribuinte deve correr para resolver tudo o quanto antes, pois isso também influencia no momento da restituição do Imposto de Renda, uma vez que você pode ir para o final da fila.

Em análise

Se você encontrou essa frase no seu cadastro, atente-se, já que pode indicar duas situações diversas.

A primeira situação – e a que você deve torcer para que tenha acontecido! – é que a Receita Federal já recebeu e processou a sua declaração, mas ainda não teve tempo para avaliar toda a documentação e demais detalhes da sua prestação de contas.

A outra situação, que pode ser um alerta para a temida malha fina, é que você pode ter que enviar para a Receita Federal novos documentos, por exemplo.

Retificada

Se você encontrou isso, é porque você deve ter retificado a sua declaração em algum momento do processo, sendo que os seus primeiros envios foram substituídos por uma nova declaração, agora retificada.

Cancelada

Se você ou o governo cancelaram a sua declaração, é esta a frase que indica esse status no seu cadastro.

Tratamento manual

Em alguns casos, pode ser que a declaração de Imposto de Renda não seja processada e nem analisada automaticamente, de modo que o tratamento que será dado a ela será manual.

O contribuinte que se deparar com essa frase, receberá alguma correspondência no endereço indicado no momento da declaração.

Fique de olho na sua caixa de correspondências.

Agora que você já sabe o que significam as principais situações dos contribuintes do País, é preciso prestar atenção em algo que interferirá no seu bolso: a restituição do Imposto de Renda.

É que se, por exemplo, você está com alguma pendência ou sua declaração foi retificada, você não necessariamente perderá o direito ao reembolso pelo governo, mas poderá ir parar no final da fila, que respeita a ordem de entrega e algumas outras situações preferenciais, como idosos e pessoas com doenças graves, por exemplo.

Assim, quanto antes você regularizar a sua situação, antes você recebe.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa