A Lei nº 12.441 de julho de 2011 acrescentou ao Código Civil uma nova natureza jurídica, que passou a vigorar em janeiro de 2012: a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, também conhecida por EIRELI.

Antes disso, entretanto, quem quisesse abrir uma empresa no regime de sociedade limitada, conhecido LTDA, precisava obrigatoriamente ter um sócio. Que tal entender melhor o que é e como abrir uma empresa Eireli? Continue lendo o artigo!

ENTENDA O QUE É UMA EIRELI

EIRELI é um modelo de empresa constituída por uma única pessoa física, detentora da totalidade do capital social. Até então, para constituição de uma pessoa jurídica sem precisar de outro sócio, entretanto, o empresário podia optar somente pelas modalidades Empresário Individual ou Microempreendedor Individual (MEI).

Desse modo, as vantagem com relação ao modelo de Empresário Individual que já existia, é a responsabilidade limitada. Isso quer dizer que em caso de problemas financeiros somente o patrimônio da empresa poderá ser usado para arcar com as dívidas decorrentes de sua atividade, mantendo assim, o patrimônio pessoal do sócio protegido, desde que não haja fraude.

Buscando essa “proteção”, era comum que ao decidir constituir uma empresa uma pessoa só, optasse então, por uma sociedade fictícia, incluindo um sócio fantasma. Dessa forma, criação desse novo modelo visa, principalmente, diminuir essas ocorrências ilegais.

Outra vantagem de abrir empresa EIRELI, é que não há limite de faturamento como há para o MEI (R$ 81.000,00 por ano).

SAIBA COMO ABRIR EMPRESA EIRELI

Para constituir uma EIRELI, porém, existe a exigência de um capital social mínimo, que deve ser de pelo menos 100 salários mínimos vigentes no país. Esse valor serve como uma garantia para os credores, que, em caso de falência sabem que podem assim, contar com esse valor. Essa garantia é necessária já que uma das características desse regime é que o patrimônio pessoal do sócio fica protegido em caso de falência.

Ao contrário de outros regimes, pode-se abrir uma EIRELI independente do ramo de atividades que deseje exercer. Também não há restrições quanto ao regime tributário. O empresário pode então,  definir o objeto social e o regime que julgar mais conveniente.

Salvo as diferenças que variam de acordo com a localização, os procedimentos são os mesmos que para os outros tipos de sociedade que são:

1 – Consulta de viabilidade prévia junto a Prefeitura para verificar se existe algum impedimento para o exercício da atividade no local escolhido;

2 – Registro do contrato social, que para as EIRELIs é chamado de ato constitutivo, na Junta Comercial ou no Cartório de Registro.

3 – Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), junto a Receita Federal;

4 – Inscrição Municipal, junto a Prefeitura do município do estabelecimento;

5 – Inscrição Estadual, para as atividades que necessitam, junto a Secretaria de Estado;

6 – Alvará de Localização e Funcionamento, junto a Prefeitura do município do estabelecimento;

7 – Alvará Sanitário e outras licenças especiais em órgãos reguladores, que possam ser exigidos de acordo a atividade escolhida.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Tamarthi

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.