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Como melhorar o relacionamento entre líderes e funcionários na sua empresa?

Como melhorar o relacionamento entre líderes e funcionários na sua empresa?

24/09/2020 às 18h00 Atualizada em 24/09/2020 às 21h00
Por: Gabriel Dau
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Um relacionamento estreito com seus líderes e colegas permite que os colaboradores se sintam mais à vontade no dia a dia de trabalho e mais valorizados, tanto como seres humanos quanto como profissionais.

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Isso se reverte em muitos benefícios para seu negócio.

Afinal, as empresas são feitas por pessoas (e para pessoas), que possuem sentimentos, necessidades e diferenças e as questões humanas interferem na produtividade, criatividade e no estímulo no trabalho.

Um estudo da Universidade de Warwick , no Reino Unido, mostra que colaboradores satisfeitos e felizes são 12% mais produtivos.

Outra pesquisa da Universidade da Califórnia , nos EUA, evidenciou que funcionários da equipe de vendas que se dizem felizes e positivos conseguiram vender 37% a mais que os demais.

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Com melhores relacionamentos:

  • O ambiente de trabalho fica mais agradável, o que eleva o clima organizacional;
  • Os funcionários se sentem mais motivados, o que aumenta também a produtividade e entrega dos serviços e produtos;
  • O gargalo de comunicação entre diferentes hierarquias é reduzido, possibilitando um canal de comunicação mais estreito. Isso ajuda a otimizar e aprimorar processos, além de evitar retrabalho;
  • Os funcionários criam um senso de pertencimento em relação à empresa - o famoso "vestir a camisa" -, o que afeta no engajamento com a marca.

Como melhorar o relacionamento? Benefícios para funcionários e empresa

Para colocar isso em prática, existem quatro estratégias para aproximar o relacionamento com ações viáveis para aplicar em sua empresa:

1. Comunicação aberta e transparente

O primeiro passo para aprimorar os relacionamentos internos, seja top-down ou bidirecional, é ter canais de comunicação abertos.

Os funcionários precisam ter a liberdade de expor suas ideias e necessidades aos líderes e colegas, sem receios.

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Uma comunicação mais horizontalizada, sem julgamento de valores, é fundamental para o fluxo de informações dentro da empresa.

Isso reverbera em mais criatividade, agilidade nas tomadas de decisão e consistência na execução dos processos.

Na prática:

  • Procure implantar a cultura da escuta e respeito durante reuniões;
  • Dê feedbacks claros e regulares aos funcionários;
  • Tenha canais estruturados de comunicação interna - newsletters, mídias sociais, murais internos, campanhas promocionais;
  • Promova eventos de integração e confraternização entre colaboradores, dentre outros.

2. Faça uma capacitação das lideranças

Melhorar o relacionamento com os funcionários não depende apenas deles.

É preciso que os líderes tenham as habilidades necessárias para garantir a satisfação da equipe.

Para isso, existem cursos e treinamentos específicos para desenvolvimento de lideranças.

A questão aqui é que não basta ser chefe e, sim, ter empatia e outras competências para motivar a equipe e retirar dela o máximo de sua capacidade.

Um bom líder deve:

  • Saber ouvir;
  • Conseguir delegar as funções e descentralizar o poder;
  • Compreender as necessidades dos seus liderados e buscar formas de atendê-las;
  • Reconhecer o mérito da equipe e compensá-la por isso;
  • Saber tomar decisões e levar em conta os interesses coletivos;
  • Incentivar a inteligência coletiva.

3. Promova saúde e bem-estar

Para melhorar a satisfação dos colaboradores com o trabalho é também importante garantir que eles tenham saúde e bem-estar.

A redução de problemas de saúde minimiza também as taxas de turnover e absenteísmo.

Além de um ambiente saudável dentro da empresa, isso é possível com os benefícios para funcionários por meio da política de RH, como por exemplo:

  • Oferecer plano de saúde, seguro de vida e plano odontológico como benefício corporativo;
  • Oferecer ginástica laboral durante o expediente;
  • Garantir os benefícios de licença médica, licença maternidade e paternidade e até estender o prazo para além do que a lei exige;
  • Fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) ou monitoramento pessoal, em caso de atividades de risco, dentre outros;
  • Flexibilidade no trabalho: ter uma jornada flexível pode tornar os funcionários mais satisfeitos, uma vez que podem programar sua vida pessoal ou passar mais tempo com os filhos, por exemplo. Esse benefício dá uma sensação de liberdade e de parceria entre líder e liderados, melhorando seu relacionamento.

4. Saúde financeira e o Empréstimo Consignado

Aliada ao bem-estar e à saúde está a estabilidade financeira.

Funcionários com tranquilidade para pagar suas contas ficam mais seguros e confiantes para o trabalho.

Um estudo feito pela consultoria Blue Numbers constatou que um funcionário endividado perde cerca de uma hora por dia para resolver seus problemas financeiros.

Além disso, para 69% dos entrevistados pela Associação Americana de Psicólogos, as questões relacionadas a dinheiro são a principal causa de estresse na vida.

Para prover melhores condições financeiras ao funcionário, existem diversas estratégias, como oferecer uma remuneração salarial justa e condizente com o mercado, dar bonificações por bom desempenho ou participação nos lucros.

Empréstimo Consignado

O Empréstimo Consignado é outra forma de benefícios para funcionários que sua empresa pode oferecer, ajudando a reduzir o endividamento e, consequentemente, aumentar o rendimento no trabalho.

Essa modalidade de investimento consiste em oferecer empréstimos aos colaboradores para que possam pagar dívidas ou alcançar seus sonhos, a juros mais baixos e com desconto em folha de pagamento.

Todos os seus colaboradores contratados em regime CLT poderão usufruir do benefício e ter condições mais atrativas para pagamento se comparadas aos bancos tradicionais.

Para isso, basta que sua organização tenha um convênio com uma instituição financeira ou fintech especializada, como a EmCash.

Com todas essas estratégias em andamento, é provável que seus colaboradores se sintam mais satisfeitos no trabalho.

A tendência é que a satisfação se transforme em produtividade na empresa e, como resultado, lucratividade.

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