Conheça uma dica essencial para aumentar seu score

O score de crédito é um dos principais itens avaliados na concessão de empréstimos e outros serviços de crédito.

Não é novidade que contratar serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, com um score baixo é bem difícil. Isto ocorre, pois, a prática de consultar a pontuação do cliente é muito comum entre as empresas.

Para um melhor entendimento, antes de conceder um empréstimo, por exemplo, bancos e outras instituições financeiras procuram saber o risco de crédito que essa operação oferece. Um dos principais itens, senão o principal item, avaliado nessas horas, é o score que o cliente possui em órgãos como a Serasa e o SPC. 

Nesta linha, é preciso entender que um score baixo representa uma “má reputação” no mercado. Em suma, a pontuação indica, basicamente, como funciona o comportamento financeiro do indivíduo, ou seja, se ele arca com suas dívidas, se paga as contas em dia, entre outros fatores. 

Entendido isso, é nítido concluir que ter uma pontuação alta é bem vantajoso, até porque apresentar um baixo risco de inadimplência, reflete em excelentes ofertas de crédito, e até mesmo cartões sem limites.

Como funciona o score do Serasa? 

A pontuação referente ao score, vai de 0 a 1.000, que é classificada da seguinte maneira:

Pontuação Classificação 
De 0 a 300Baixo
De 301 a 500Regular 
De 501 a 700Bom 
De 701 a 1000Muito Bom 

Como aumentar o meu score?

De imediato vale dizer que não existe nenhuma estratégia específica que fará sua pontuação subir, todavia, existem dicas essenciais que podem fazer toda diferença para quem deseja estar mais bem avaliado na Serasa. 

Para chegar a pontuação, a Serasa considera certos fatores relacionados às atitudes e comportamentos financeiros da pessoa analisada, como, por exemplo: 

  • Dados cadastrais atualizados;
  • Histórico de dívidas;
  • Comportamento de consultas; 
  • Consultas para serviço e crédito; 
  • Pagamento de crédito;
  • Dívidas em aberto; 
  • Entre outros aspectos. 

Dentre esses fatores, alguns possuem mais peso que outros no cálculo do score. Segundo a própria Serasa, o pagamento de contas e crédito representa cerca de 43,6% da pontuação, o que já é uma boa fatia do total. 

Diante disso, a estratégia que potencialmente pode aumentar o seu score, é simples e se resume em ter um bom comportamento financeiro. Isto é, pague suas dívidas e contas em dia, renegocie seus débitos caso preciso, e lembre-se sempre de manter o Cadastro Positivo.

Comentários estão fechados.