ECD: versão 9.0.5 já está disponível para download. Veja aqui!

Receita Federal afirma que nova versão traz melhorias no desempenho

A Escrituração Contábil Digital (ECD) foi instituída para fins fiscais e previdenciários e deve ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas, ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Ela foi criada com o objetivo de modernizar os processos contábeis e substituir a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo digital.

Os profissionais de contabilidade precisam estar sempre atentos, pois o SPED está sempre atualizando as versões dos programas a fim de simplificar e facilitar o envio das obrigações.

Na semana passada foi publicada a versão 9.0.5 do programa da ECD que já se encontra à disposição para download (ver link abaixo). De acordo com a Receita Federal, essa versão mais atual traz melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação. 

O que precisa constar na ECD?

Dentro da ECD devem ser apresentados três principais documentos que são: 

  • Livro Diário – Consta o registro de todas as movimentações contábeis da empresa e com todos os lançamentos que modifiquem a situação patrimonial do negócio, ou seja, é o livro-base de toda a escrituração contábil.
  • Livro Razão – Consta o controle de todos os saldos das contas patrimoniais registradas no Livro Diário, contendo os registros de todas as contas a pagar e a receber, por exemplo.
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos

Ainda existem outros documentos, como Livros Auxiliares, que são divididos entre sociais, fiscais e administrativos, porém a sua entrega deve ser feita de acordo com os respectivos órgãos fazendários. 

Quem precisa entregar a ECD?

Precisam enviar as informações:

  • Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real;
  • Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido;
  • Pessoas jurídicas imunes e isentas;
  • Sociedades em conta de participação.

Empresas optantes pelo Simples Nacional (de micro e pequeno porte) têm a entrega da ECD facultativa. A única exceção são as empresas registradas como MEI (Microempreendedor Individual). Estas estão dispensadas da entrega.

ECD Versão 9.0.5 para download

Conforme falamos no início da leitura, já foi publicada a versão 9.0.5 do programa da ECD, para ser baixada. O programa está disponível no link aqui, a partir da área de downloads do sítio do Sped.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.