Entenda o que é CDI e como funciona o investimento 

Muitos investem seu dinheiro com rendimentos do CDI, porém não entendem muito bem do que se trata o indicador. 

Em suma, CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário e nada mais é que título emitido por instituições financeiras que têm uma duração de um dia. O termo é bem comum entre pessoas que desejam ter investimentos em renda fixa, aliás, você já deve ter visto ofertas de bancos do tipo, “guarde o seu dinheiro e renda 100% do CDI. 

Nesta linha, é preciso entender que não é possível investir diretamente no CDI, mas sim aplicar valores rendimentos atrelados ao CDI. Isto porque, em resumo, o CDI não trata de produto, mas sim um título que viabiliza que instituições financeiras peguem um dinheiro emprestado com outros bancos, no intuito de manter o saldo do caixa positivo, conforme o determinado pelo Banco Central. 

Como rende o dinheiro no CDI?

Atualmente, é possível encontrar bancos com taxas de rendimento no CDI em 80%, 100%, 120%, ou até mesmo 200%, mas o que isso significa?  Em resumo, o dinheiro irá render proporcional a taxa e o valor do CDI, que está atrelado à Taxa Selic definida pelo Banco Central, conforme as movimentações da inflação. 

No último ano, o CDI rendeu 4,42% no acumulado de 12 meses, logo, o dinheiro investido em rendimentos de 100% do CDI, irão render exatamente esse percentual de 4,42%. No caso de investimentos com taxas de 200% do CDI, quer dizer que será concedido o dobro, ou seja, 8,84%. 

Quanto está rendendo o CDI em 2022? 

Como 2022 é um ano corrente, ainda não é possível conferir o valor do CDI no acumulado de 12 meses. No entanto, quem investiu pode verificar o quanto dinheiro está rendendo, conforme as variações mensais relacionadas a taxa do CDI, Confira: 

MêsTaxa de CDI
Janeiro0,73%
Fevereiro0,76%
Março0,88%
Abril0,83%
Maio 1,03%
Junho1,06%

Comentários estão fechados.