Não deixe o Imposto de Renda para a última hora

Lembrando que, por causa da pandemia, solicitação presencial de documentos deve ser conturbada; preenchimento com antecedência é a melhor opção

0

Historicamente, quase metade dos contribuintes deixam para entregar a declaração do Imposto de Renda na última hora.

Este costume, porém, pode colocá-los em maus lençóis com a Receita Federal.

“Os últimos dias são aqueles nos quais o sistema fica mais sobrecarregado, complicando o envio dos dados e dificultando a entrega”, explica diretor executivo da NTW Muriaé, Pedro Paulo de Andrade Cavalher.

Além disso, ele alerta para outras dificuldades relacionadas à coleta de documentos para embasar a declaração do IR.

Segundo o especialista, os brasileiros estão habituados a solicitar documentos em cima da hora nas unidades de atendimento da Receita Federal e demais estabelecimentos que prestam serviços ao cidadão.

“Este ano, por causa da pandemia, esta necessidade será ainda mais conturbada. É melhor fazer isso com antecedência para evitar aborrecimentos”, afirma ele.

Para minimizar as filas e aglomerações, a Secretaria da Receita Federal prorrogou o prazo de entrega para o dia 31 de maio – a data original era 30 de abril.

A entrega é obrigatória para quem recebeu acima de R﹩ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020, por exemplo.

“Mesmo com a prorrogação, é importante que o declarante reúna a documentação o quanto antes e providencie o preenchimento para o envio. Isso vai evitar correrias, já que muitas dúvidas surgem na hora de preencher”, alerta Pedro Paulo.

Ele avisa ainda que quanto antes a declaração for enviada, mais rápido será o seu processamento e a sua restituição.

piramide

O especialista lembra que quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de R﹩ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

No caso do não pagamento da multa, a cobrança será deduzida do valor do imposto a ser restituído (em declarações seguintes com direito a restituição), com os respectivos acréscimos legais.

Sobre a NTW

Com mais de 30 anos de mercado, a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é a maior rede de escritórios contábeis do Brasil.

Está presente em 24 estados brasileiros, além de possuir uma unidade em Maputo, Moçambique.

Já atendeu mais de sete mil clientes, sempre com foco em gestão e profissionais multidisciplinares, de modo a atingir a excelência no atendimento.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.