Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a concessão de benefícios por incapacidade no ano passado foi superior a 2,3 milhões de benefícios.
Contudo, da mesma forma que a concessão de benefícios pelo INSS é extremamente positiva, o instituto deve começar um novo pente-fino nos benefícios ainda este ano, onde muitos destes benefícios concedidos podem vir a ser cancelados.
Conforme informações do INSS, o novo pente-fino está previsto para começar agora em agosto, onde o foco da perícia será nos benefícios por incapacidade. Logo é extremamente importante que os segurados que recebem este tipo de benefício, se atentem as informações cadastradas no instituto.
Manter os dados atualizados como endereço, telefone de contato e e-mail na plataforma do INSS, Meu INSS, é extremamente importante, tendo em vista que é a partir dos dados fornecidos pelo segurado que o instituto entra em contato avisando sobre o pente-fino.
Com a notificação do pente-fino os segurados tem um prazo de 60 dias para enviar a documentação solicitada pelo INSS para comprovar que faz jus ao recebimento do benefício, evitando assim o bloqueio do mesmo.
Caso você seja convocado e esteja com os dados de contato errado, você poderá ter o benefício bloqueado justamente porque não recebeu a notificação do INSS.
O INSS ainda não liberou as regras ou ainda requisitos para o pente-fino, no entanto, assim como os benefícios por incapacidade, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também deve estar na mira do instituto.
Vale lembrar que nem todos os segurados que recebem estes benefícios devem ser chamados, somente aqueles que estejam pendentes de informação. Além disso, o segurado que recebe o benefício há pelo menos 10 anos também não será convocado, para estes casos, ocorrerá apenas uma notificação em caso de fraude ou irregularidade.
Ainda existem outras exceções, sendo elas:
O segurado que recebe a aposentadoria por invalidez, ou ainda os pensionistas inválidos que não tenham retornado à atividade e com idade de 60 anos ou mais. Os aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que não tenham retornado à atividade com pelo menos 55 anos e que recebe o benefício há pelo menos 15 anos. Por fim, os portadores do vírus HIV também serão poupados.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Mín. 18° Máx. 32°