O que é DARF? Entenda o documento

Nós vamos te explicar mais detalhadamente o que é DARF, como emitir e demais informações que são relevantes sobre a rotina prática de um contador.

Se formou contador e nunca emitiu um DARF? Essa é a realidade de muitos profissionais da área que até sabem o que é o documento, mas não tiveram contato direto com a emissão de DARF e muitos outros documentos importantes da rotina contábil.

Nós vamos te explicar mais detalhadamente o que é DARF, como emitir e demais informações que são relevantes sobre a rotina prática de um contador.

O que é DARF?

O DARF é definido como o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, o documento serve para recolher impostos, taxas e contribuições que estão ligadas à Receita Federal.

A função do documento é enviar dinheiro diretamente para os cofres públicos federais, podendo ser um documento utilizado por pessoas físicas ou jurídicas.

A partir do DARF, é possível pagar, por exemplo, o Imposto de Renda de Pessoa Física, PIS e outros impostos.

O controle desse documento é feito por órgãos federais, como a Receita Federal e o Ministério da Economia.

Quem precisa emitir DARF?

Todo contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, precisa emitir DARF quando necessita realizar recolhimento de imposto.

Devido ao fato de ser um processo complexo, é necessário contar com o auxílio de um contador, para que a emissão seja feita corretamente.

A venda de imóvel, por exemplo, é uma situação que desencadeia a necessidade de emitir DARF sendo pessoa física. Já uma empresa que opta por Lucro Real ou Presumido e está vendendo produtos ou serviços pode precisar recolher DARF de COFINS.

Existem diferentes tipos de DARF?

Sim! Atualmente, existe a DARF simples ou comum, que devem ser utilizadas de acordo com a demanda.

No caso do DARF Simples a pessoa jurídica tributada pelo Simples Nacional paga a guia simples. A DARF Simples inclusive se transformou no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), para minimizar burocracias.

Já o DARF comum, é frequentemente utilizado para pagar Imposto de Renda sobre Nota Fiscal, por exemplo, assim como o imposto de renda retido sobre a folha de pagamento.

O cálculo costuma ser feito pelo contador, que é o profissional mais capacitado para evitar erros no processo. Tendo em vista que, o recolhimento de impostos de forma errada pode gerar multas e burocracias com as quais lidar posteriormente.

Contador: aprenda tudo sobre DARF e outros impostos

Os contadores iniciantes podem acabar cometendo erros no uso de DARF, por existirem vários códigos que são possíveis de utilizar no documento.

Além disso, o preenchimento é um pouco complexo e requer atenção, para evitar erros que podem ocasionar problemas com os órgãos competentes.

Portanto, o contador inexperiente que deseja aprender mais sobre DARF e outras guias de recolhimento, pode fazer isso através do curso Contador na Prática.

Ao longo do material é ensinado aos alunos todos os processos que demandam experiência e que, por vezes, causam receios e erros por parte dos novatos na área.

É perfeitamente normal se sentir receoso de preencher algum dado equivocadamente. Tendo em vista que, está enviando informações para órgãos federais.

No entanto, ao longo do curso ensinaremos todos os processos necessários, para que possa aprender definitivamente o que fazer.

Tendo como principal objetivo evitar equívocos que possam comprometer sua imagem junto aos clientes e causar burocracias com as quais lidar.

Justamente por ser um curso com passo a passo de toda a parte prática, o Contador na Prática é um diferencial para a sua carreira.

Possibilitando o encurtamento do caminho entre a saída da faculdade e se tornar um profissional de sucesso na sua área de formação. Aproveite hoje mesmo para se inscrever e começar a aprender mais sobre contabilidade na prática.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.