Você já pensou em quão ampla é a contabilidade? São diversos os segmentos onde os profissionais podem atuar, como auditoria, gestão financeira, perícia, consultoria e muitos outros. Uma das últimas novidades do mercado é a implementação de tecnologias capazes de automatizar e agilizar o trabalho de contadores através da inteligência artificial.

Mesmo que o contador já seja especialista em uma área de atuação, é importante ir além para buscar novas tendências. Diversas empresas têm exigido inovações a fim de diversificar o mercado e se manter à frente como referência. Nesse contexto, diversos livros de contabilidade podem ajudar os profissionais na busca por ideias para mudar o cenário.

Além de apresentarem conceitos fundamentais para todos os profissionais, novos autores apresentam novas perspectivas para o futuro. Mas em meio a tantos livros de contabilidade, quais são as leituras obrigatórias para os contadores? Essa é uma pergunta difícil, pois há várias linhas de pensamento.

É por isso que o Blog Makrosystem separou os 10 melhores livros de contabilidade que você precisa ler. Confira a nossa lista!

1. Contabilidade de Custos, de Clóvis Luis Padoveze

Considerado um clássico da contabilidade, o livro de Clóvis Padoveze é essencial para quem deseja seguir na área. O autor apresenta os principais pontos teóricos e práticos com uma linguagem simples e direta. O objetivo é montar um painel geral da contabilidade de custos, com aspectos contábeis e gerências.

Além disso, a didática utilizada permite o aprendizado de diversos conceitos, dos mais básicos aos mais complexos, e como aplicá-los nas empresas. Outro ponto positivo é que todos os capítulos possuem exercícios para fixar o aprendizado. Com tantos conteúdos, Contabilidade de Custos pode ser considerado um dos melhores livros de contabilidade do mercado.

2. Teoria da Contabilidade, de Sérgio de Iudícibus

Você sabe o quanto a contabilidade se desenvolveu ao longo dos anos? Sérgio de Iudícibus traça a linha evolutiva da profissão com pontos de pesquisa no Brasil. Além disso, o autor sugere novos questionamentos de pesquisas e novos temas a serem estudados. É leitura obrigatória para estudantes da graduação ou pós-graduação.

3. Mercado Financeiro, de Eduardo Fortuna

Conhecido como a “bíblia” da contabilidade, o livro apresenta a realidade de negociadores do mercado financeiro, particularidades sobre produtos, impostos, índices e funcionamento de finanças. É um livro essencial por ilustrar a forma como a economia impacta diretamente na contabilidade. A obra já possui mais de 25 anos e mais de 150 mil exemplares comercializados.

4. Como Fazer Uma Empresa Dar Certo Em Um País Incerto, de Instituto Endeavor

O livro criado pelo Instituto Endeavor é um compilado de depoimentos de 50 empresários brasileiros de sucesso. Durante as histórias, vários empreendedores ressaltam o papel da contabilidade em meio aos desafios para a sustentabilidade de uma empresa no país. Além disso, você vai conferir o processo de gestão empresarial e como uma má gestão pode levar a queda de uma empresa.

5. A Revolução do Marketing de Serviços Para Empresas Contábeis, de Ricardo de Freitas – CEO & Fundador do Jornal Contábil

CEO & Fundador do Jornal Contábil

É uma das obras essenciais para quem busca o desenvolvimento da equipe interna de marketing e vendas para empresas de contabilidade. Ricardo de Freitas tem o objetivo de direcionar o profissional contábil na aplicação de técnicas de atração de pessoas interessadas na sua empresa.

Outro ponto positivo é a abordagem do marketing direcionada para o mercado. Temas como redes sociais, empatia com os clientes, Gestão de Relacionamento com o Cliente e marketing pessoal são alguns dos tópicos abordados na obra.

Nota: embora o livro seja de 2010, ainda pode ser bem útil! Baixe gratuito clicando aqui!

6. A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil, de Carlos Eduardo Barros Leite

O livro de Carlos Leite é um retrato histórico sobre a contabilidade no Brasil. O autor ilustra os principais episódios econômicos, sociais e educacionais que aconteceram no país a partir do descobrimento. A ideia é mostrar como esses acontecimentos impactaram diretamente na área contábil. É um dos livros de contabilidade indicados para quem deseja entender mais sobre o país na visão contábil.

7. Big Brother Fiscal O Brasil na Era do Conhecimento, de Roberto Dias Duarte

Especialista em Sistema Público de Escrituração Digital, Roberto Duarte conseguiu produzir uma obra organizada, didática e de leitura simples aos contadores. O objetivo é levar o leitor a tender como a implantação do SPED interferiu na concorrência empresarial, além de levantar uma observação sobre melhorias dos métodos organizacionais nas empresas.

8. Sonho Grande, de Cristiane Correa

O livro conta como o empresário Jorge Paulo Lemann e os sócios Marcel Telles e Beto Sucupira implantaram a gestão baseada na meritocracia, simplicidade e redução de lucros nas empresas. Nos últimos anos, eles foram responsáveis pela compra de três marcas mundiais: Budweiser, Burger King e Heinz.

A narrativa começa no momento de implantação do Banco Garantia até o sucesso dos empresários à frente de outras marcas. Sonho Grande pode ser entendido como uma aula de empreendedorismo, persistência e sucesso.

9. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

O nono livro de nossa lista já é um clássico conhecido mundialmente. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas conta com mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Com uma linguagem prática, traz uma série de técnicas práticas e ajuda a olhar o mundo pelos olhos dos interlocutores. É um livro indicado para quem quer conhecer técnicas de persuasão e negociação.

10. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Terminamos a nossa lista com outro clássico do empreendedorismo. Com mais de 30 milhões de exemplares vendidos, o livro de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter mostra o valor de uma mentalidade focada em atingir objetivos e gerar bons resultados. Ele discute a importância do planejamento financeiro e como cada pequena escolha pode refletir na mentalidade de um empreendedor.

Gostou da nossa lista com os 10 melhores livros de contabilidade? Já leu algum deles? Tem algum livro que você gostaria de ver aqui na lista, mas ficou de fora? Comente e compartilhe a lista com seus amigos, e faça parte dessa busca por mais conhecimentos da contabilidade.

Fonte: Conteúdo Original Makrosystem