PGFN elabora carta de cobrança mais acessível e inclusiva ao contribuinte

Novo modelo usa técnicas de linguagem simples e direito visual

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) adotou um modelo de comunicação inclusiva e acessível para quem tem débitos na Dívida Ativa. O novo modelo usa técnicas de linguagem simples e direito visual, renovando desta maneira o modelo de carta de cobrança com uma linguagem acessível ao público em geral.

Os sistemas da PGFN foram adaptados para permitir a utilização de imagens. O lote recém-encaminhado conta com mais de seis mil cartas postadas. A PGFN, gestora do atendimento e do portal Regularize, tem a expectativa de reduzir a litigiosidade e incentivar a regularização voluntária.

O novo formato é para as notificações de primeira cobrança encaminhadas via Correios e através da Caixa Postal do Regularize. Foram elaborados os novos modelos de notificação. Trata-se não apenas de uma notável evolução na atividade de realização e um grande passo para aproximação entre a PGFN e o cidadão.

Teve início no mês passado a postagem  das novas cartas de cobrança aos contribuintes inscritos em  dívida ativa da União. A iniciativa surgiu em 2021, através de parceria realizada entre a PGFN e o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Cará (IRIS). 

São usados recursos visuais (figuras, gráficos, infográficos, vídeos, etc.) combinados com texto escrito. No contexto do setor público, as duas técnicas facilitam o diálogo entre o governo e a população, ampliando a democratização da informação.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.