19°C 30°C
Uberlândia, MG

Quer empreender? Seguem 14 dicas de filmes inspiradores para sua vida

Quer empreender? Seguem 14 dicas de filmes inspiradores para sua vida

30/05/2022 às 14h58 Atualizada em 30/05/2022 às 17h58
Por: Ana Luzia Rodrigues
Compartilhe:
Designed by fizkes / shutterstock
Designed by fizkes / shutterstock

Às vezes buscamos inspirações na sétima arte. Isso mesmo, o  cinema, há mais de um século inspira e chega a transformar a vida de muitas pessoas através do poder de conexão que tem com o espectador. 

Continua após a publicidade

Tanto pela própria montagem do cinema, que se aproxima muito do trabalho feito por nosso cérebro ao acessar imagens e memórias, quanto pela identificação que as histórias contadas através dele podem gerar, o filme é capaz de produzir emoções das mais diversas, incentivando mudanças na vida do espectador. 

Por isso, se você está em busca de filmes inspiradores que vão te ajudar a empreender, não precisa ir ao cinema. Vamos dar dicas de filmes que podem ser vistos na tela do seu notebook, computador ou na sua televisão.

Acompanhe.

Sugestões de filmes para empreendedores

1 - Vai que dá - A cara das startups brasileiras

Vamos começar com uma sugestão brasileira. Vai que dá (2013) não se trata de um filme, mas de uma websérie. Nesta, as histórias de sete jovens empreendedores são apresentadas: jovens que têm em comum a luta para transformar suas StartUps em negócios de sucesso e alto impacto. 

Continua após a publicidade

Através das histórias destes jovens empreendedores, a websérie aborda o atual momento do empreendedorismo no Brasil, em que grande parte da população que pretende empreender é jovem e tem interesses voltados para áreas de tecnologia. 

2 - A Busca da Felicidade

Este filme de 2006 é um dos clássicos e aborda a questão do empreendedorismo através de um de seus vieses mais comuns: uma pessoa em dificuldade financeira extrema que tem todos os motivos para desistir mas não abandona seu objetivo e segue firme até alcançá-lo. 

Baseado na história real do americano Christopher Gardner, o filme conta a trajetória de um pai de família que investe bastante no estoque de scanners de densidade óssea e não consegue vendê-los. Além de perder seu apartamento, ele é abandonado pela mulher e precisa cuidar do filho. 

O filme é repleto de momentos tocantes, nos quais fica claro que a resiliência é característica estrutural do verdadeiro empreendedor. 

Continua após a publicidade

3 - Um Sonho de Liberdade

Este clássico de 1994 do cinema faz jus à posição por se tratar de um filme cujos aspectos técnicos são brilhantes, mas que realmente conquista através do roteiro. 

A questão do empreendedorismo é abordada numa situação pouco usual, porém de forma clara e identificável: condenado de forma injusta, o protagonista passa seus anos na cadeia trabalhando pacientemente em prol de objetivos que traçou para alcançar um objetivo principal: sua liberdade. 

O empreendedorismo em "Um Sonho de Liberdade" é trabalhado por meio da paciência, do controle emocional e da resoluta força de vontade, que prevalece acima de todos os horrores que a temida prisão de Shawshank poderia oferecer. 

4- A Teoria de Tudo

Do ano de 2015, este filme conta a história de superação e conquista de um dos mais importantes astrofísicos de todos os tempos, Stephen Hawking. 

Desde sua época como estudante de física na faculdade de Oxford até o fim de seu longo casamento com Jane Wilde, o filme aborda aspectos da vida e do trabalho de Stephen Hawking. 

O empreendedorismo, nesta obra, está presente de forma mais subjetiva, mais associado a aspectos como resiliência e força de vontade, absolutamente necessárias para se conviver com uma doença como a do protagonista, que dirá para se tornar um dos astrofísicos mais famosos de todos os tempos apesar dela!

5 - Coco antes de Chanel

De 2009, a história da famosa grife Chanel começa com as ideias vanguardistas de uma jovem e humilde costureira, que trabalhava como cantora num bar. 

O filme conta a história de como Gabriele, mais conhecida como Coco, se tornou a famosa estilista e dona de uma das maiores grifes de todos os tempos. 

O empreendedorismo neste filme está muito voltado para a questão da inovação.  Chanel teve a ousadia necessária para optar por se vestir de um modo completamente inimaginável para a moda, a sociedade e os padrões estéticos de então. 

Sua ousadia, representada em sua moda, não demorou a encontrar adeptos, pois a transformação proposta por ela através de seu estilo e trabalho era exatamente aquilo que as mulheres precisavam à época: mais liberdade e conforto. 

6 - Joy: o nome do sucesso

Este filme de 2015, conta a história real da norte-americana Joy Mangano, uma moça pobre com uma família complicada que inventou um tipo de esfregão de algodão revolucionário. 

O filme tem um ótimo potencial inspirador pois consegue transmitir a ideia geral de que, apesar de todas as dificuldades, é necessário investir naquilo em que se acredita e trabalhar em função de atingir metas para ser bem sucedido. 

Neste filme, o empreendedorismo pode ser visto em uma de suas formas mais comuns: as dificuldades impulsionam o crescimento de uma mulher que tinha tudo para se entregar e desistir de acreditar em si mesma, mas, ao contrário, ela identificou uma possível oportunidade e tratou de trabalhar em prol dela. 

7 - Um senhor estagiário

De 2015. Neste filme, um senhor de 70 anos, aposentado porém entediado com a aposentadoria, resolve aproveitar a oportunidade de se tornar um estagiário para voltar à ativa. Ele passa a trabalhar numa empresa que vende roupas pela internet e que cresceu rapidamente, comandada por uma por uma jovem mulher. 

Enquanto o aposentado Ben se depara com novas oportunidades e vai de reencontro a sua alegria e a novos desafios, sua nova chefe, Jules, vive atribulada pois não se desvia de seus objetivos, mantendo sempre o foco na empresa e demonstrando a paixão que novos empreendedores precisam ter para fazerem seus negócios deslancharem. 

A relação entre Jules e Ben, que se torna seu estagiário pessoal, explicita que também há alguns desafios para Ben ao se inserir neste novo emprego. Através de seu próprio esforço em prol de trabalhar para Jules e ajudá-la a conduzir sua vida e sua empresa, é possível identificar também neste personagem atitudes empreendedoras. 

8 - Prenda-me se for capaz

Este filme de 2002 conta a inacreditável, porém verídica, história de Frank Abagnale Jr., um jovem que dos 16 aos 21 anos se tornou o maior ladrão de bancos dos Estados Unidos de todos os tempos. 

A história de Frank Abagnale Jr. se relaciona com empreendedorismo em função das atividades por ele praticadas. Dos 16 aos 21 anos, ele se passou por co-piloto, médico e advogado, além de passar mais de 4 milhões de dólares em cheques sem fundo em todos os 50 estados norte-americanos e em 26 países diferentes. 

O empreendedorismo nesta história pode ser observado quando do uso, por parte de Abagnale, de suas habilidades e inteligência para aplicar golpes e viver de disfarces.  Apesar da questão moral que este caso suscita, é inegável que o sucesso de Abagnale antes de ser capturado é decorrente da forma como ele utilizava suas habilidades e reciclava seus objetivos secundários em prol do seu objetivo principal: ser rico e não ser pego pela polícia. 

A inteligência de Abagnale era tão impressionante que, após ser preso, não precisou cumprir toda a sua pena: sua liberdade foi concedida pelo próprio FBI, que o libertou para que trabalhasse, sob custódia, a seu serviço. 

9 - O Aviador 

Este filme épico  de 2005 permite falar de empreendedorismo através da história do milionário Howard Hughes, que aos 18 anos herda uma enorme fortuna de seu pai, um inventor texano. 

Muito rico, visionário e destemido, Howard Hughes se muda para Los Angeles ao receber a herança do pai, onde começa a investir na indústria cinematográfica e se torna conhecido. Paralelamente, alimenta sua paixão por voar criando inimagináveis invenções aeronáuticas. 

O empreendedorismo neste filme é visto sob uma outra ótica: uma pessoa visionária, com condições financeiras para erguer impérios, poderia ter se tornado muito maior que de fato foi e alcançado muitos feitos mais se tivesse dado a devida atenção à sua saúde mental. 

Portanto, outra prática importante do empreendedor é não ignorar situações - de doença, de falência, de medo, de tristeza - que precisam ser combatidas para que se alcance determinado objetivo. 

10 - O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street, de 2014,  conta a história de como Jordam Belfort, um corretor da bolsa de valores, construiu um império gigantesco, que começou numa corretora de fundo de quintal, de forma muito rápida, porém ilegal. 

Jordam Belfort e seus colegas acabam despertando a atenção da polícia por conta de seu estilo de vida repleto de excessos e extravagâncias.  Apesar das ilegalidades cometidas por Jordam e seus companheiros, este filme ensina algumas boas lições de empreendedorismo como manter o foco, a organização e a motivação.A capacidade empreendedora de Jordam Belfort fica muito clara no filme. 

11- Forrest Gump – O Contador de Histórias

O contador de histórias mais famoso do cinema, Forrest Gump (1994), também apresenta diversas mensagens sobre empreendedorismo, mas de forma indireta.

Na verdade, a obra traz diversas lições sobre a vida, que são muito marcantes para quem assiste a trama. Em resumo, o filme conta a história de Forrest, um homem simples e que é inferiorizado em diversos momentos de sua vida por apresentar um QI abaixo da média e, na infância, enfrentar dificuldades para andar por causa de um problema nas pernas.

Mas, ao longo de toda a sua vida, Forrest conquista lugares inimagináveis e prova para todos que duvidaram de seu potencial que ele pode ser uma pessoa repleta de talentos.

Sua “veia empreendedora” aparece em diversas cenas, pois o contador de histórias se torna um importante dono de uma rede de camarões, a “Bubba Gump Shrimp Company”, que leva também o nome de Bubba, um grande amigo de Forrest na trama.

12. A vida e a história de Madam C. J. Walker

Também conhecido pelo título em inglês “Self-made”, A Vida e a História De Madam C.J. Walker (2020) é uma menção honrosa aqui entre nossa lista de filmes. 

Essa série, produzida e divulgada pela plataforma Netflix, conta a história de Madam C.J Walker, uma empreendedora, filantropa e ativista política e social afro-americana que saiu da pobreza e construiu um império com a venda de produtos de beleza.

O enredo mostra, capítulo a capítulo, como foi a trajetória de Madam para que ela se tornasse a primeira empreendedora americana milionária, entrando para o registro no Guinness Book of World Records com essa conquista. Na dúvida sobre o que assistir para se inspirar na força do empreendedorismo feminino, aqui está uma super dica.

13 -  A Rede Social (2010) 

O filme se concentra na vida do gênio da tecnologia e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e todos os fatos polêmicos que levaram à fundação da empresa.

O filme mostra que tudo começou com uma ideia nada amigável de comparar a beleza das alunas da Universidade de Harvard, nos EUA, onde Zuckerberg estudava. Esse feito chamou a atenção de outros alunos, que contrataram Mark para criar uma rede social exclusiva para estudantes universitários dos EUA.

Com o tempo, a rede social se expandiu e Mark Zuckerberg foi reconhecido como o mais jovem bilionário do mundo, sendo que as polêmicas sobre os créditos da ideia que originou o Facebook lhe renderam diversos processos na justiça.

A Rede Social mostra a importância de se investir em ideias criativas e de encontrar maneiras de torná-las rentáveis, assim como alerta sobre a escolha de parceiros confiáveis e a ética dentro do mundo dos negócios.

14 - Cidadão Kane

O filme de 1941, que virou um grande sucesso do cinema e é considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, mostra o preço da ambição ao apresentar a vida do magnata Charles Foster Kane.

Da pobreza aos holofotes, Kane consegue se tornar uma figura importante ao investir em jornalismo, alcançando um sucesso nunca imaginado. Mas, mesmo alcançando status e poder, existe a reflexão de se o preço cobrado para isso realmente valeu a pena, já que ele se torna uma pessoa muito solitária.

Das lições sobre empreendedorismo, temos esse lado negativo que poucos falam, que é o lado solitário da profissão, mas também da importância de deixar um legado e tentar fazer a diferença na vida das pessoas.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
26°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 30°

27° Sensação
2.57km/h Vento
57% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 19h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,12 -0,85%
Euro
R$ 5,47 -1,12%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,00%
Bitcoin
R$ 346,120,81 -1,81%
Ibovespa
126,526,27 pts 1.51%
Publicidade
Publicidade