Seguro viagem: Como e quando contratar?

0

Há vários tipos de seguro viagem promovidos por cada segurado, normalmente, há uma distinção entre os planos individuais, familiares ou empresariais, por isso, é extremamente importante que o viajante se atente ao contratar o melhor modelo de apólice. 

Cada plano pode sofrer variações de acordo com as necessidades mais comuns de cada tipo de viajante, por essa razão, são separados em planos nacionais, os quais costumam ser mais baratos e internacionais. 

Também há a oferta de uma série de categorias ou modalidades destinadas a planos para estudos, esportes radicais, marítimos ou corporativos. 

No que se refere à duração e abrangência do seguro, irá depender das escolhas e necessidades de cada cliente, em alguns casos, podem valer por todo um ano, permitindo que o segurado viaje para qualquer lugar do país e do mundo. 

Quando é preciso contratar um seguro viagem?

É possível contratar o plano bem antes da viagem ser iniciada, pois, em muitos casos a seguradora pode não aceitar realizar uma contratação durante a viagem. 

O ideal e recomendado é que o planejamento começa com algumas semanas, ou até mesmo, meses de antecedência, para que o viajante tenha tempo de realizar todas as pesquisas necessárias sobre valores e condições de cada seguradora, além de conseguir ler com calma e atenção o contrato de prestação de serviços. 

Contudo, há um limite que deve ser respeitado para contratar o seguro, que normalmente gira em torno de 48 a 24 horas, ou até mesmo no momento do embarque em casos específicos.

Por quanto tempo o seguro de viagem deve ser contratado?

O recomendado é não se arriscar e deixar para contratar o seguro no último dia ou logo no início da viagem, ainda que ele seja válido durante todo o período em que o viajante estiver fora da cidade de origem. 

extravio bagagem

Ainda há casos como em países da área Schengen, que podem até exigir que o seguro ocorra desta forma. 

Sendo assim, caso o segurado decida prolongar a viagem de última hora, ela não pode se esquecer de solicitar a extensão do período de vigência do seguro, alternativa que, em alguns casos pode ser feita sem a cobrança de taxas extras.

Qual o valor de um seguro viagem?

Há uma variedade de valores que dependem do destino, duração, quantidade de pessoas e abrangência do plano escolhido, por isso, a melhor maneira de saber o custo real de um seguro viagem é entrar em contato diretamente com a seguradora. 

Contudo, vale mencionar que, no Brasil é possível encontrar seguro viagem de R$ 30,00 ou, até mesmo, de R$ 5,00 por dia. 

Como contratar um seguro viagem? 

Antes de efetivar o contrato do seguro viagem, é preciso ter certeza do local para o qual se deseja viajar, bem como, o período em que deseja permanecer neste local.

Na sequência, é importante se atentar quanto às condições apresentadas e se comprometer em cumpri-las. 

Como no caso de alguns países europeus, onde há a cobrança de um seguro com cobertura de, no mínimo, $ 30 mil euros para o plano que cobre as Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas (DMHO).

Em seguida, é preciso pensar em quais atividades serão praticadas durante a viagem e, analisar se realmente é viável e necessário contratar um serviço adicional. 

Logo após, basta entrar em contato com a seguradora de preferência, ler atentamente o contrato e efetivar o negócio.

Por Laura Alvarenga