Planejamento previdenciário: Vantagens de planejar sua aposentadoria no exterior

0

Todo trabalhador almeja receber um benefício vantajoso de aposentadoria e, poder aproveitar a melhor idade, com tranquilidade e segurança financeira.

É o desejo de qualquer pessoa, não é mesmo?

E para que isso aconteça, sempre frisamos em nosso blog sobre a importância de realizar o Planejamento Previdenciário.

E para aquelas pessoas que desejam ter melhores condições de vida e optam em residir num país estrangeiro, o Planejamento também se torna muito importante, visto que, diversos países possuem Acordo Previdenciário Internacional com o Brasil, sendo muito importante se atentar aos requisitos exigidos na legislação, para não ter prejuízo no momento de requerer o benefício de aposentadoria.

Por isso, neste post, iremos falar das vantagens de realizar o Planejamento Previdenciário, morando no Exterior.

O Sistema Previdenciário Brasileiro possui várias possibilidades de aposentadoria para os trabalhadores que residem no exterior:

  1. Aposentadoria pelas regras do INSS no Brasil;
  2. Aposentadoria pelas regras do país que em que a pessoa reside no exterior;
  3. Aposentadoria proporcional nos dois países (no Brasil e no país de residência), utilizando os Acordos Internacionais de Previdência.

Entretanto, por mais que haja várias possibilidades de aposentadoria, também há vários requisitos que devem ser observados, antes de requerer o benefício, visto que, cada país possui as suas exigências mínimas, seja na idade, tempo de contribuição ou até mesmo período de carência.

Dessa forma, é frequente o número de brasileiros que se aposentam com um benefício previdenciário menor, pois, pela falta de informações, acabam optando muitas vezes, pelo que acreditam ser o melhor, sem analisar todas as opções.

Sendo que, tudo isso pode ser evitado, se houver um Planejamento Previdenciário prévio.

As Vantagens do Planejamento Previdenciário

Ao realizar o Planejamento Previdenciário, as vantagens são inúmeras, mas, iremos elencar as principais:

  • Saber o período contributivo nos Regimes da Previdência, seja pelo INSS ou pelo Serviço Público;
  • Verificar o melhor benefício de Aposentadoria;
  • Verificar as estratégias para aumentar o tempo de contribuição ou o valor do benefício;
  • Projeção futura do benefício em vários cenários;
  • Visualizar os cenários de Aposentadoria com a utilização do Acordo Previdenciário Internacional.

Dessa forma, planejando sua aposentadoria você deixa de improvisar e, passa a estar preparado para conquistar a aposentadoria que sempre desejou, alinhada com seus objetivos pessoais e a sua situação financeira.

Além disso, a aposentadoria é um ato irrenunciável e irrevogável, e muitas vezes os erros cometidos não podem ser consertados, causando um imenso prejuízo e definitivo ao trabalhador.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Aline Winter, Sócia-Advogada do Domeneghetti Advogados Associados. Especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público.

Fonte: Domeneghetti Advogados Associados