Conheça as principais tendências para a área de contabilidade em 2022

Atualmente, tudo muda de forma acelerada e, na área de contabilidade, não é diferente. Por isso, conhecer as tendências é algo tão importante

Atualmente, tudo muda de forma acelerada e, na área contábil, não é diferente. Por isso, é importante estar atento aos cenários e às novidades que podem fortalecer seu posicionamento. Estabelecer um planejamento estratégico com antecedência é fundamental para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Neste artigo, irei listar três tendências para área de contabilidade em 2022. Confira:

1- Tecnologia como aliada

Desde muito nova, sempre quis ser consultora para prestar ajuda às pessoas. Desse meu desejo, nasceu a Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial com as iniciais que significam Fé, Honestidade, Amor, Razão, Organização e Sucesso, valores que, sempre, nortearam o meu trabalho.

Com o advento da tecnologia, comecei a enxergá-la como uma aliada fantástica para desempenhar meu trabalho, pois favorece a produtividade e possibilita uma atuação menos burocrática, abrindo espaço para um atendimento ainda mais personalizado aos clientes.

Para o futuro, a tecnologia será indispensável. Entretanto, no mercado, vejo que ainda existe a crença que softwares poderão substituir profissionais. Isso não é verdade. Na Fharos, cada vez mais, percebemos que o universo humano e a consultoria especializada fazem toda a diferença nas organizações.

2- Consultoria estratégica em alta

Empresas de sucesso contam com uma boa gestão contábil. Afinal, contabilidade não é só fazer contas. Planejar e aconselhar sobre tomada de decisões, investimentos e passos para o crescimento já faz parte do papel da gestão contábil.

Portanto, no futuro, com uma atuação mais estratégica, os contadores deverão estar ainda mais aptos para prestarem consultoria sobre o cenário econômico e os modelos de negócios.

3- Habilidades mais demandadas

As habilidades técnicas mais demandadas serão o domínio da automação de processos, conhecimento em sistema ERP (em português, sistema de gestão integrado), business intelligence (BI), que é a prática de análise empresarial por visualização de dados que apoia a tomada de decisões, além da constante atualização sobre novas normas contábeis, como, recentemente, a que estabelece contratos de seguros e a revisão nº 2 da NBC do Auditor Independente (NBC TA) 315.

Sobre os aspectos comportamentais, como tendência estará o aperfeiçoamento da habilidade em comunicação para favorecer um relacionamento mais próximo com os clientes e a adaptabilidade para realizar atendimentos multicanais, como exemplo, em redes sociais, chatbots e videoconferência.

Em síntese, se você quer inovar, e estar à frente dos concorrentes, investir em consultoria empresarial especializada é uma das melhores estratégias para crescer e prosperar no futuro.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Dora Ramos, Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos.

Comentários estão fechados.