CPF: o que fazer se você perdeu, esqueceu o número ou foi roubado?

O Cadastro da Pessoa Física é o documento mais importante para os brasileiros. Saiba como recuperar

O CPF (Cadastro da Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes na vida do cidadão brasileiro. Este documento é responsável por provar à justiça que a pessoa pertence à sociedade e que contribui para ela da mesma forma que qualquer outra pessoa.

Contudo, há situações em que esquecemos de levá-lo conosco ou o perdemos. Se você não sabe o número do seu CPF porque você perdeu seu documento ou simplesmente porque você o esqueceu em um momento importante, há maneiras de buscar pelo número e até mesmo reaver uma segunda via.

Quer saber como? Acompanhe!

Qual a importância do CPF?

Mesmo sendo um documento de extrema importância, muitas pessoas ainda não sabem o seu número, seja por conta da perda do documento, seja por conta de não decorar e também por não portar consigo este documento.

Não saber o número do CPF se tornou uma coisa muito comum, embora fosse da obrigação de todos saberem seus respectivos números de cadastros.

Como encontrar o número do CPF?

Se você esqueceu o seu número de CPF, você saberá que o processo para encontrar este número não é fácil, já que já foi dito que o CPF é um documento muito importante e quem possui o número deste documento pode fazer muitas coisas com ele, legais ou ilegais.

Assim o número não pode ser disponibilizado para qualquer um sem a certeza de que é realmente o proprietário ou dono do CPF.

  • Em caso de esquecimento

Para obter seu número de CPF, você deve ir a uma das unidades da Receita Federal do Brasil. Lá, você informará que esqueceu o número do seu CPF e algum outro documento pessoal.

Verifique antes se você não tem uma cópia do CPF guardada física ou digitalmente, pode ser a forma mais fácil de recuperar o número do seu CPF.

  • Em caso de perda ou roubo

Agora, se a perda do CPF se deu por ter sido roubado, é importante que você registre um boletim de ocorrência para se resguardar caso alguém faça mau uso do seu CPF e da mesma forma, procure uma delegacia da receita federal para recuperar seu número de cadastro e fazer sua 2ª Via CPF.

Caso você tenha encontrado o seu número de CPF e queira verificar qual é a situação cadastral dele, entre no site da Receita Federal.

Como obter a 2ª via de cartão CPF físico?

É importante que você saiba que a Receita Federal não emite mais a 2ª Via CPF em cartão físico do CPF. Atualmente, somente o número do CPF é impresso direto da internet, ou presente em outros documentos com fé pública, é o suficiente para todos os fins quando existe a apresentação do CPF.

CPF em versão digital

Com o avanço da internet, este documento também está disponível em versão digital. O CPF Digital é um aplicativo que permite acesso aos dados referentes ao Cadastro de Pessoa Física. Os cidadãos que possuem o programa baixado em seus celulares podem deixar a versão física do documento em casa, já que ambos possuem a mesma validade. 

Atualmente, a obtenção do CPF digital só é possível para aqueles que possuem a Carteira de Habilitação Nacional (CNH), devido ao uso da verificação biométrica. O aplicativo está disponível desde 2020, sendo ele uma medida em prol do desenvolvimento digital dos serviços públicos do país.  

Para ter acesso é preciso saber o número de cabeça. Para isso, basta baixar o aplicativo, informar os números referentes ao seu CPF e seguir as instruções para prova de vida. Logo em seguida, será preciso criar um código PIN de 4 dígitos, feito esse último passo, o documento eletrônico ficará disponível.

Comentários estão fechados.