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Confira 13 ideias de negócios lucrativos para empreender

O primeiro passo é ler e estudar as recomendações para entender os conceitos para empreender e ter algo rentável

29/03/2024 às 13h17
Por: Leonardo Grandchamp
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negócios lucrativos 2024 / Imagem freepik
negócios lucrativos 2024 / Imagem freepik

Empreender é o sonho de muitas pessoas, afinal escolher um negócio lucrativo pode trazer ótimos resultados para quem quer ser inovador e investir pouco. Existem segmentos mais lucrativos que outros e você precisa saber sobre as oportunidades existentes antes de escolher.

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O primeiro passo é ler e estudar as recomendações para entender os conceitos para empreender e ter algo rentável. Separamos algumas dicas de negócios lucrativos para fazer em casa e escolher sugestões comprovadas e validadas.

Neste artigo você vai ver:

  • Ideias de pequenos negócios que dão lucro:
  • Negócios lucrativos com pouco investimento
  • Franquias lucrativas que valem a pena
  • Dicas de como montar seu negócio

Ideias de pequenos negócios que dão lucro:

Confira 13 ideais de negócio lucrativos para você montar este ano:

1. Loja virtual

Só no Brasil, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 161 bilhões em 2021 – um crescimento de 26,9% em relação a 2020.

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Ou seja, é um mercado que envolve muito dinheiro e que permanece em alta, sem perspectiva de desacelerar. É verdade que a concorrência é numerosa e que existem marcas gigantes disputando espaço.

Você também pode começar experimentando o terreno, vendendo produtos em um marketplace, por exemplo.

São sites que concentram lojas menores, mas possibilitam a venda para todo o Brasil. Há ainda cursos de e-commerce para ajudar empreendedores iniciantes a escolher o melhor canal de venda e nicho de mercado para começar.

2. Consultoria Digital

O consultor de marketing digital é o profissional que orienta marcas e empresas em suas estratégias de marketing na internet, identificando as melhores oportunidades e dando suporte para o planejamento de ações que possibilitem que elas alcancem seus objetivos.

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Esse consultor pode, por exemplo, ser um parceiro na definição dos investimentos em marketing, mapeando personas e apontando os canais mais indicados para garantir a presença online da marca.

Um dos grandes motivos para escolher a consultoria digital é pela falta de tempo, pessoas e expertise para conduzir a demanda internamente.

Leia também: Sebrae aponta sete tendências do empreendedorismo em 2024

3. Importação de produtos

A importação de produtos pode ser um primeiro passo para abrir sua loja online, outro negócio promissor. Você também pode ser o distribuidor que faz a ligação entre fornecedores e comerciantes.

Um dos aspectos mais interessantes é justamente a diversidade de itens que você encontra a disposição em outros mercados.

Uma boa prática, então, é estudar o mercado, identificar as necessidades do público e o que começa a fazer sucesso lá fora e pode cair no gosto também dos brasileiros.

Com uma boa pesquisa, você não fica refém da China como endereço de seus fornecedores.

Mas atenção: a importação de produtos precisa atender a uma série de regras. Para conhecer todas elas, recomendo a leitura deste artigo do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

4. Dropshipping

No dropshipping, você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Diferentemente de uma loja virtual, seu negócio não possui estoque: os itens são comprados por encomenda assim que o cliente faz o pedido.

Mas por que alguém compraria de você se pode ir direto naquele que está com o produto?

Aí está o grande segredo do negócio: isso não acontece porque o consumidor não tem acesso ao fornecedor.

Ele precisa da figura do intermediário, pois, no dropshipping, os artigos à venda não são encontrados com facilidade no mercado.

Sua tarefa, então, é identificar produtos com potencial interesse do seu público, preferencialmente, junto a fornecedores fora do país.

5. Bolsa de Valores

O importante é ter um objetivo fixo para investir o dinheiro conscientemente e não levar prejuízo.

Além disso, é preciso estipular se o retorno precisa ser a curto, médio e longo prazo para investir na bolsa.

Dependendo da sua prioridade, existem algumas opções melhores que outras.

Leia também: Mulheres empreendedoras

6. Moda e vestuário

Você pode criar uma loja de roupas com serviços em domicílio ou online. Pode ainda fazer a compra e venda de roupas para nichos específicos como roupas fitness, crianças, grávidas, entre outros.

Além disso, pode ser roupas usadas, como um brechó usando alternativas com os sites dedicados a esse tipo de comércio, como o Enjoei e a OLX.

Negócios lucrativos com pouco investimento

7. Blog

Porque blogs são negócios lucrativos de verdade – e isso em um mar de concorrentes (as mais confiáveis estimativas falam em 200 milhões de blogs ativos atualmente).

Um blog é uma espécie de site de artigos, que pode ser utilizado para fins pessoais, acadêmicos, profissionais e empresariais, entre outros.

Marcas de todos os tamanhos se valem de blogs para oferecer conteúdo ao público, atrair clientes e construir uma imagem positiva na mente do consumidor.

Mas você pode criar um para ganhar dinheiro diretamente com ele.

Aliás, muita gente faz do blog a sua renda principal. Isso sem falar nos blogueiros famosos, que faturam até seis dígitos por mês.

8. Redação de conteúdos

Serve para fortalecer sua imagem, construir autoridade, divulgar o negócio e atrair clientes é essencial para todas as empresas. Tanto que 78% dos executivos entrevistados pela DemandMetric acreditam que o futuro do marketing está no conteúdo personalizado e de valor.

A boa notícia para você que pensa em trabalhar com redação para empresas é que 22% terceirizam a produção de conteúdo.

9. Infoprodutos

Ter um negócio de infoprodutos significa criar de produtos digitais. Entre eles há opções como cursos onlines, e-books, infográficos, audiobooks, entre outros materiais de consumo apenas eletrônico.

Em comum todos eles focam na difusão do conhecimento. Ao se tornar um infoprodutor, você inicia um negócio escalável. Ou seja, cria um produto uma única vez com potencial praticamente ilimitado de vendas.

Outra vantagem é que o custo envolvido nessa produção é incomparavelmente menor do que com as versões físicas dos mesmos produtos.

10. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma oportunidade de negócio para os próprios infoprodutores e também para todo usuário assíduo da internet que deseja obter uma renda extra.

O trabalho consiste em divulgar infoprodutos em variadas plataformas online, recebendo uma comissão a cada venda que parte do seu link. Dessa forma, você pode abrir uma empresa e trabalhar apenas na divulgação de cursos, livros e outros materiais digitais.

11. Venda de alimentos

As opções para venda de alimentos são infinitas, e uma boa ideia para ganhar dinheiro extra com pouco investimento. Você pode vender brigadeiros, bolos de pote, doces para festa, alimentos congelados, e por aí vai.

E o melhor é que essas vendas podem ser feitas presencialmente, em diversos lugares, mas também pela internet. Você pode fazer anúncios nas suas redes sociais e em grupos.

Além disso, você pode fazer vendas por encomendas pela internet. Assim, só precisará fazer o preparo quando os produtos já estiverem vendidos.

12. Artesanato

Assim como o mercado de alimentação, o de artesanato também tem possibilidades interessantes para quem está começando um negócio novo.

As opções de artesanatos são muitas, seja em tecido, plástico, madeira, e muitos outros materiais. Além de possibilidades de personalização, como no caso de cadernos e bordados.

Existem diversos tutoriais na internet de como fazer itens de artesanato. E muitos deles usam reaproveitamentos, o que diminui muito o seu custo de produção.

Depois que você decidir o que vender, pode usar a internet para potencializar suas vendas, é só caprichar nas fotos e começar a divulgar nas redes sociais, ou até mesmo em uma plataforma de e-commerce.

13. Salão de Beleza

Começando na própria casa, você pode iniciar sem investir muito dinheiro. Precisa ter alguns materiais básicos e um espaço físico para atender.

Pode ser cabeleireiro, manicure/pedicure, massagista, maquiagem, design de sobrancelha, depilação ou revenda de cosméticos, tudo depende de suas habilidades e da disponibilidade.

Franquias lucrativas que valem a pena

Um dos primeiros atrativos de investir em uma rede que trabalha com modelos de franquias mais enxutos, como é o caso das microfranquias, é a questão inovadora.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2014 e 2016, nove a cada dez redes de franquias no Brasil afirmam ter desenvolvido novos produtos, serviços ou formatos de operação.

Assim como os formatos tradicionais, as franquias de baixo custo são testadas e têm suas operações solidificadas antes de serem oferecidas aos franqueados.

Com essa consistência estabelecida, além da motivação e dedicação do franqueado, é possível faturar, em média, cerca de R$ 15 mil* mensais com uma microfranquia.

Veja abaixo o ranking com as top 10

2021 2020 Marca Segmento
O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem-Estar
CACAU SHOW Alimentação
MCDONALD´S Alimentação
GAZIN SEMIJOIAS Moda
ORTOBOM Colchões
PIT STOP SKOL Alimentação
SUBWAY Alimentação
AM/PM Alimentação
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS Serviços e outros negócios
10º LUBRAX+ Serviços automotivos

Dicas de como montar seu negócio

Depois dessas dicas de grandes ideias de negócios lucrativos, você precisa tirá-las do papel para empreender com pouco dinheiro. Veja um passo a passo que é fundamental:

  • Fazer o que sabe e o que gosta é otimizar o investimento;
  • Priorize negócios de existência apenas digital;
  • Analise o mercado em busca de uma solução inédita ou inovadora;
  • Procure segmentar seu nicho para reduzir a margem de erro;
  • Faça um plano de negócios e tenha um planejamento estratégico;
  • Avalie instalar sua empresa na própria casa;
  • Exerça um controle rígido sobre o caixa da empresa para não misturar com suas finanças pessoais;
  • Comprometa-se com os seus objetivos de empreendedor;
  • Use sua criatividade e invista em marketing;
  • Faça da qualidade do atendimento o seu diferencial e construa uma imagem positiva sobre o seu trabalho.

Por Vitor Torres, fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada.

Original de Contabilizei

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